VGX, Prefeitura de Mariana, Vereadores e Comunidade da Vargem fazem reunião para solucionar problemas causados por exploração de bauxita
    Fotos Bruna Maia

    Aconteceu na escola do Pombal, na Vargem, distrito a 36 Km de Mariana, dia 14/01/2021 reunião entre a comunidade, Prefeitura, vereadores e a empresa VGX, que transporta bauxita via caminhões de grande porte pelas estradas da Vargem – Mainart – Padre Viegas, que acabou danificando a estrada, principalmente onde o asfalto foi recém colocado.

    Estiveram presentes além muitos moradores da Vargem, Serra do Carmo, Palmital e região, o Prefeito interino de Mariana  Juliano  Duarte, o presidente da Câmara vereador  Ronaldo Bento, o vereador Maurício da Policlínica, Vereador Zezinho Salete, o ex-vereador Tenente Freitas e atual  secretário de Defesa Social e ainda o Josimar Carvalho, do Sindicato Rural de Mariana.

    Segundo nossas informações a empresa de transporte VGX terá 5 dias para apresentar um plano de ação para conservar e reformar os pontos da estrada que foram danificadas pelo tráfico dos caminhões pesados, em conjunto com a Prefeitura de Mariana, que estudará o aumento da altura da camada do asfalto, que em muitas partes foi quebrada pelos caminhões. Moradores da região também cobram a continuidade das obras de asfaltamento.

    Agora é aguardar e torcer para que as providências prometidas sejam cumpridas, pois a comunidade da Vargem não pode ficar prejudicada com o transporte causado pela exploração de bauxita. Muitos caminhões grandes, quase do tamanho da estrada percorrem várias vezes por dia transformando a estrada num inferno, com risco de acidentes e danificando a estrada devido ao grande peso. Felizmente não houve acidentes, ainda, apenas um caminhão que passou muito próximo a lateral da estrada e caiu barranco abaixo na Vargem.

    Parabéns aos moradores da Vargem por se unir para reivindicar melhorias e tratamento digno.

    Parabéns ao Prefeito Interino Juliano, parabéns aos Vereadores e ao Tenente Freitas, e a todos que foram, isso demonstra compromisso com a comunidade, com o povo. È preciso criticar e também elogiar ! O primeiro passo chama-se união.

    Vamos torcer para que a empresa VGX e a Prefeitura consigam tornar a estrada segura, fazer melhorias, alargar trechos, principalmente em locais de curvas fechadas, pois a estrada é pequena, se quer circular caminhões grandes tem que haver uma preparação, como canaletas pra escorrer água pluvial e não deixar erosão aumentar !

    Também foi levantada a questão de empregos locais para a VGX, que disponibilizou site vgxmineracao.com.br para cadastro de curriculum aos moradores da Vargem ou procurar o morador Henrique. Deviam ter feito isso antes, mas ainda é tempo, pois vir em uma comunidade para explorar bauxita e danificar estrada e ainda não dar nem uma contrapartida, nem um benefício para a população da Vargem e região não tá certo. Mas agora isso pode ser reparado.