A Secretaria Municipal de Saúde apresentou hoje a versão atualizada do Plano de Contingência para Vacinação contra a covid-19. A atualização seguiu as diretrizes dos planos emitidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, bem como as orientações técnicas da ANVISA, com o intuito de organizar a rede assistencial.
O Plano de Vacinação do Município de Ouro Preto foi desenvolvido em cooperação com uma comissão de especialistas, sendo composta por: um representante da Atenção Básica, Luiza Polliana Godoy Paiva Gouveia, uma representante da Central de Imunização, Maria Aparecida Silva, e dois representantes da Vigilância em Saúde, Ana Paula Dias Fietto e Jonathan de Jesus Silva, além da secretária de Saúde, Glauciane Resende do Nascimento.
As prioridades do plano foram estabelecidas considerando a priorização da preservação do funcionamento dos serviços de saúde, seguido da proteção dos indivíduos com maior risco de infecção e a preservação do funcionamento dos serviços essenciais. Também foi colocado como prioritário a proteção dos indivíduos com maior risco de desenvolvimento de formas graves e óbitos e as populações institucionalizadas.
Através da APS (Atenção Primária de Saúde), foram elencadas as seguintes populações como grupos prioritários para vacinação: pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente grave e pessoas que apresentam comorbidade. (Ver no Quadro do Plano Municipal)
O Plano descreve uma estimativa populacional para a campanha nacional de vacinação contra a covid-19 – 2021 (grupos prioritários), sendo eles:
i. Trabalhadores da saúde (3000);
ii. Pessoas com 80 anos e mais (1963),
iii. Pessoas de 75 a 79 anos (1569).
iv. Pessoas de 70 a 74 anos (2232),
v. Pessoas de 65 a 69 anos (2876),
vi. Pessoas de 60 a 64 anos (3574),
vii. Morbidade (5600),
viii. Trabalhadores da educação (3000),
ix. Pessoas com deficiência permanente severa (50),
x. Membros das forças de segurança e salvamento (250),
xi. Transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga (700),
xii. Pessoas em situação de rua (100),
xiii. Indivíduos com comorbidades e imunossupressão (687).
Totalizando uma estimativa de aproximadamente 25.601 doses (1ª dose).
Doses recebidas até o momento:
i. 1413 doses (19 de janeiro)
ii. 1413 doses (01 de fevereiro), referente à segunda dose do dia 19 de janeiro + 579 doses novas doses.
iii. 139 novas doses (10 de fevereiro).
Situação de vacinados hoje no município
Vacinas Administradas – 1ª Dose (1755); Vacinas Administradas – 2ª Dose (848); Perda (6). Isso significa que cerca de 55% dos profissionais da saúde (os quais totalizam 3000) foram vacinados até o momento, e que aproximadamente 25% deste mesmo grupo já recebeu a segunda dose.
Próximos passos:
Há uma expectativa que na próxima semana a Prefeitura inicie uma nova etapa: a vacinação dos idosos (indivíduos com idade igual ou maior que 90 anos). Lembrando que a imunização dos profissionais da saúde irá continuar. Entretanto, pede-se a população que aguarde os informes oficiais da Secretaria de Saúde de modo que a população não se prejudique com informações falsas e também se proteja com deslocamentos desnecessários.
Informações falsas em redes sociais
Fique atento às informações falsas circulando em meios não oficiais da Prefeitura de Ouro Preto. A Secretaria Municipal de Saúde não elaborou nenhum cronograma de vacinação (com dias específicos e idades respectivas), pois até o momento ainda não foram recebidas vacinas suficientes para esses grupos de idosos. A Secretaria de Saúde reforça que assim que houver vacinas suficientes, a população será informada com a devida precisão sobre os dias e locais adequados para o processo de imunização de cada grupo.
Clique aqui para acessar o Plano de Contingência para Vacinação contra a covid-19 na íntegra.
Se puder fique em casa! Lave sempre as mãos. Use álcool em gel 70%. Use máscara corretamente. Mantenha o distanciamento pessoal.
Superintendência de Atos, Chancelaria e MemóriaDepartamento de Comunicação(31) 3559-3286
Nossas mídias sociais:Facebook
Instagram
Flickr