IFMG abre inscrições do vestibular para Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia

    Processo Seletivo dos cursos técnicos (Ensino Médio) ocorrerá por avaliação de desempenho escolar. Na graduação, candidatos vão utilizar a nota do Enem. Estão abertas, até 17 de março, 1271 vagas em 26 cursos.

    (18/02/2021) Começou nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, o período de inscrições referente à 2ª oferta do Processo Seletivo 2021 para ingresso de novos alunos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). O vestibular agora é destinado a três campi: Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia. Estão abertas 1271 vagas em 26 cursos técnicos e de graduação. Devido à pandemia de Covid-19, essas três unidades não participaram da 1ª oferta, iniciada em novembro de 2020.

    Todas as oportunidades são gratuitas, uma vez que o IFMG é uma instituição de ensino pública, vinculada ao Ministério da Educação. Os interessados devem se inscrever no endereço www.ifmg.edu.br.

    A seleção para os cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio terá as mesmas regras implementadas no processo dos demais campi. Ao invés da tradicional aplicação de provas, será feita a análise do desempenho escolar dos inscritos. Já para os cursos de graduação, as regras não mudam: as notas do Enem serão usadas na classificação. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 25, mas pedidos de isenção podem ser feitos até 25 de fevereiro.

    Inscrição para cursos técnicos

    A oferta do ensino técnico envolve duas modalidades: o curso chamado de Técnico Integrado ao Ensino Médio é para alunos que acabaram de concluir o Ensino Fundamental; já o curso Técnico Subsequente, também chamado de pós-médio, é voltado para quem já concluiu o Ensino Médio e deseja ter uma formação profissional. No edital da 2ª oferta, estão disponíveis 875 vagas em 16 cursos técnicos.

    Os estudantes interessados em ingressar nos cursos integrados deverão providenciar, junto às escolas, documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos que desejam entrar em um curso técnico subsequente deverão apresentar, no ato de inscrição, documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A classificação será processada a partir da média simples das notas obtidas nas duas disciplinas. Para os cursos avaliados por meio de conceitos, foi criada uma tabela de equivalência, que pode ser consultada no anexo 01 do edital 07/2021.

    É importante que os candidatos se informem corretamente nos editais e solicitem os documentos nas escolas de origem. Para se inscrever, o candidato deverá apresentar um dos seguintes documentos para comprovar o desempenho escolar:

    • Histórico Escolar;

    • ou Declaração da escola, desde que conste as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, no caso de cursos Técnicos Integrados; ou as notas obtidas nas mesmas disciplinas, mas no 1º e 2º anos do Ensino Médio, no caso dos cursos Técnicos Subsequentes. Clique e veja o modelo de declaração.

    • ou Comprovantes oficiais de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos (Encceja), boletim/extrato de resultado ou outros documentos oficiais que comprovem a conclusão do Ensino Fundamental, para os cursos Técnicos Integrados, e Ensino Médio, para os cursos Técnicos Subsequentes.

    Processo Seletivo da graduação

    No caso do vestibular dos cursos de graduação, as regras estão descritas no edital nº 06/2021. A seleção é realizada com o aproveitamento das notas de uma das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018, 2019 ou 2020). Do total de 416 vagas, metade será ofertada no Processo Seletivo, já as demais serão disponibilizadas via SISU. O prazo de inscrições termina no dia 17 de março.

    Ações afirmativas

    Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham estudado em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência e a uma vaga específica (V3985) destinada a candidatos que não se enquadrarem nos demais grupos de cotas.

    Candidatos surdos que precisarem esclarecer dúvidas devem enviar mensagem para o e-mail vestibular@ifmg.edu.br.