Nenhum crime violento foi registrado Região dos Inconfidentes
Apesar da ausência de eventos oficiais relacionados ao feriado que seria do Carnaval 2021, em razão da pandemia da Covid-19, o 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM) recebeu reforços da tropa da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (APM) para, junto a seu efetivo policial, garantir que não houvesse aglomerações que pudessem provocar a disseminação do novo coronavírus.
O Policiamento especial foi lançado nos centros históricos, entradas das cidades, distritos, parques e cachoeiras, bem como em locais onde foram detectadas possibilidades de se formarem aglomerações em Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos. A Polícia Militar, seguindo as diretrizes do Governo do Estado, e em consonância com decretos municipais e recomendações do Ministério Público, desenvolveu um trabalho em conjunto com a Guarda Municipal e órgãos de fiscalização das Prefeituras, uma vez que qualquer evento público ou privado estava proibido. Foram efetuadas operações preventivas e repressivas na região, com o intuito de evitar aglomerações e garantir o poder de polícia dos órgãos municipais na fiscalização. Além disso, nas redes sociais do 52º BPM, houve grande divulgação da Campanha da PMMG, “Este ano o carnaval é pela vida”, como forma de tentar conscientizar a comunidade.
O resultado foi um período sem registro de crimes violentos (homicídio, roubo, estupro, entre outros) na área do 52º Batalhão, que efetuou 410 (quatrocentas e dez) operações, entre os dias 13 e 16 de fevereiro/2021, e 38 prisões/apreensões (6 em Itabirito, 12 em Ouro Preto e 20 em Mariana). Foram efetivadas 72 operações “Batida Policial”, 46 operações “Proteja seu bairro”, 42 operações de fiscalização de trânsito, 30 operações “Lei Seca” e 20 operações antidrogas. Uma ocorrência de destaque foi a prisão, em Itabirito, de um dos foragidos mais procurados da região. O fato ocorreu no sábado (13/02), quando o autor de 20 anos foi preso em flagrante, sendo apreendidos com ele crack, cocaína e maconha.
Para o Comandante do 52º Batalhão, Tenente-Coronel PM Joilson Fernandes Bittencourt, o balanço positivo do período foi proveniente das ações de prevenção do 52º BPM, do trabalho comprometido da tropa do 52º BPM, do importante reforço recebido da APM, e da parceria da comunidade com a Polícia Militar, explicitado no número de denúncias relacionadas a ocorrências de perturbação do sossego e de locais onde havia aglomerações.