O abandono de veículos nas ruas é um grave problema enfrentado por muitas cidades do país, mas em Mariana, após a sanção da lei municipal nº 3.297/2019 esse problema começou a ser encarado de frente pelo município através da aplicação da lei e como consequência a remoção de automóveis abandonados.
E já na última terça-feira (17), a Guarda Civil Municipal removeu um veículo Fiat/Elba, ano/ modelo 1996 que estava abandonado próximo à entrada da “ETA do Seminário”. O proprietário do veículo já havia sido notificado pela situação de abandono, mas não havia providenciado a retirada do mesmo do local, dessa forma ele foi removido.
De acordo com o Secretário de Defesa Social, Antônio Marcos Ramos de Freitas, grande parte dos veículos deixados nas ruas estão com documentação atrasadas além de outras irregularidades. “Na maioria dos casos, regularizar a situação do veículo fica muito mais caro que o seu valor de mercado e o proprietário resolve abandoná-lo. Alguns ainda realizam o desmanche dos veículos antes, retirando tudo que é de maior valor para vender no comércio de peças usadas. Essas pessoas acreditam que abandonando os veículos em vias pública a responsabilidade dos mesmos deixa de ser deles, fato esse que não é verdade”, explicou.
Freitas ainda frisou que a retirada desses veículos irá contribuir com a saúde e segurança pública além de melhorar o visual do município. “Veículos velhos abandonados possibilita esconderijo para usuários de drogas, criminosos e contribui também com o acúmulo de água parada, interferindo na proliferação dos mosquitos da dengue e outras doenças. Sem contar que, com a retirada desses carros, as ruas e a paisagem de Mariana vai melhorar consideravelmente”.
Os veículos abandonados serão recolhidos e encaminhados para o pátio credenciado pelo DETRAN na cidade de Ouro Preto.
Denúncias podem ser feitas através do 3558-5468.
Foto: Divulgação PMM