A Saúde Mental Em 1 Ano Pós Covid19 – Consequências E Realidade

    Como Está A Nossa Saúde Mental Depois De Um Ano De Covid19? O Que Mudou Em Nosso Comportamento? Como Estamos Lidando Com Os Transtornos Mentais Depois Da Quarentena?

    Estamos completando um ano desde o início da pandemia, e hoje vemos com mais clareza o Impacto na Saúde Mental na sociedade e o quanto isso ainda é alarmante.

    Entre os problemas mentais mais específicos que surgiram durante a quarentena a ansiedade e a depressão aumentaram consideravelmente, inclusive em pessoas que nunca apresentaram nenhum sintoma; Além da insônia e do aumento do consumo de álcool e drogas.

    Embora hoje a vacinação já esteja em andamento, ainda temos que nos atentar com os cuidados com a nossa saúde mental.

    É preciso lembrar quea ansiedade e a depressão tiveram seu aumento em boa parte, causado pelo medo gerado através das mídias ao apresentar um panorama apocalíptico 24h por dia, além da quebra de rotina e o afastamento do afeto presencial dos familiares.

    Os Idosos ficaram enclausurados, sem família, longe do afeto de filhos e netos, amedrontados frente a REAL possibilidade da morte. Imagine quase 1 ano nesse ritmo?”Comenta a Dra Gesika Amorim, Médica Neuropsiquiatra, especialista em Tratamento Integral do Autismo e Neurodesenvolvimento.

    Um dos grupos que mais sofreu e vem sofrendo com a pandemia são os autistas.

    “Os autistas também sofreram as consequências, uma vez que se perdeu completamente um dos fatores primários para o equilíbrio emocional desse grupo: A Rotina”.- completa a especialista.

    Com o aumento e o agravamento dos transtornos mentais, os níveis de casos de suicídio também aumentaram. Para minimizar os impactos negativos do isolamento social, o atendimento remoto surgiu como alternativa. No entanto, as alternativas on-line, como trabalho home-off em excesso, vem apresentando quadros preocupantes no que tange a saúde mental e pacientes tem apresentado sintomas de ansiedade e fadiga, o que tem causado mais adoecimento às pessoas.

    Um Ano Pós Covid

    Hoje, um ano depois da Covid 19, já podemos avaliar aqueles pacientes que passaram pela doença. Estudos vem sendo realizados para detectar possíveis sequelas que atingem a saúde mental, como ansiedade e depressão; isso porque nós sabemos que os processos infecciosos podem causar alterações no sistema imunológico e essas alterações podem resultar em problemas psicopatológicos agudos e até duradouros.

    Em epidemias anteriores como a Sars (Severe Acute Respiratory Syndrome) e a Mers (Middle East Respiratory Syndrome) já foram descritas e

    ssas sequelas psicopatológicas com a exposição ao coronavírus. Baseados nas consequências dessas epidemias passadas, somados aos estudos preliminares em Covid, estudos apontam que os pacientes que sobreviveram ao covid19 podem passar por Transtornos de Humor, Transtorno de Ansiedade, Transtorno do Estress Pós-Traumático e insônia.

    Embora os estudos sobre as possíveis sequelas pós-covid19 ainda sejam preliminares, não podemos fechar os olhos para a nossa saúde mental, ainda mais em um evento como a pandemia do covid19.

    Dra. Gesika Amorim orienta que fiquemos atentos, principalmente para o aqui e agora, pois ainda vivendo à iminência desta doença e das consequências que ela nos trouxe em todos os âmbitos, seja social, econômico e físico.

    Neste momento, a maioria das pessoas estão saindo desta fase, desesperançadas, machucadas, muitos desempregados, desestruturados, enlutados, enfim…a verdade é que nunca uma sociedade inteira esteve com a saúde mental tão abalada como estamos neste momento” – Portanto, a qualquer sinal de esgotamento, tristeza persistente, ansiedade, sentimento de que você está só e que não vai dar conta. Peça ajuda! Procure uma unidade de CAPS mais próxima a você ou o seu médico e ele saberá o que fazer.” – aconselha a Neuropsiquiatra. 

    CREDITOS:

    Dra Gesika Amorim é Neuropsiquiatra, pós graduada em psiquiatria, e neurologia clínica. É também pediatra com ênfase em saúde mental e neurodesenvolvimento infantil. Homeopata e pós graduada em Medicina Ortomolecular. É também referência no Tratamento de TEA- Transtorno do Espectro Autista com utilização de HDT – Homeopatia Detox – Tratamento Integral do Autismo E Medicina Integrativa .

    www.dragesikaamorim.com.br

    Instagram: @dragesikaautismo