Segundo o IBGE, seis em cada dez empresas fecham em cinco anos de atividade, ou seja, menos do que a metade (apenas 40%) continua em operação. Veja aqui como não fazer parte desse índice com o “funil de vendas”.
Brasil, fevereiro de 2021: Segundo o SEBRAE, 7% das empresas fecham por falta de lucro, 20% encerram o negócio por falta de capital e quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo. O especialista em pequenas e médias empresas (PMEs) e aceleração comercial, Conrado Adolpho, costuma dizer que “a vida é um funil”, e faz uma comparação: “quantas pessoas você conhece que começaram a ler um livro e não terminaram? que começaram a gravar vídeos para o seu negócio e não continuaram?”. Por fim, conclui: “as pessoas não falham, elas desistem; elas saem do funil e por isso não chegam até o fim da linha a ponto de alcançar seus objetivos”.
As vendas da empresa deveriam acontecer como uma sinfonia: suave, contínua, previsível e escalável. O funil de vendas faz o empreendedor saltar de R$10 mil para R$100 mil por mês em poucos meses, porque as vendas acontecem no piloto automático, de modo a padronizar e regular os processos para manter o ciclo ativo com resultados mais consistentes e positivos.
Para acontecer com bastante clareza, é importante definir o público para o qual vai vender. Também é necessário saber e entender qual a recorrência de compra dos seus produtos e clientes. Por exemplo: qual anúncio vai atrair o comprador e repelir o curioso? Como vai capturar o contato desse público para ativá-lo mais tarde para uma visita à sua empresa? Qual o script de vendas para convencê-lo de que seu produto é a melhor opção para ele?
Conrado Adolpho, em suas redes sociais, promove lives todos os dias para quem quer entender e alavancar seu negócio. Ele também leciona cursos intensivos de marketing de vendas, que acontecerá ainda este mês.Fonte:
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