O caramujo africano gigante é considerado uma das dez piores pragas do mundo! Começou a se espalhar em Passagem de Mariana, ruas Olimpio Diniz, Rua do Campinho, Rua Dom Veloso, Canga, e rapidamente invade outras áreas pois se reproduz muito, pode botar 500 ovos, não tem predador aqui, e come qualquer coisa. Além disso se esconde muito bem, se enterrando na época da seca !
Para receber notícias do jornal O ESPETO mande um oi para o whatsapp 9 8844-8976, ou clique aqui
Agora é visto aos montes na Colina, uma leitora enviou fotos que mostram o caramujo na beira do Ribeirão do Carmo.
Muitas pessoas em Passagem deixaram de ter suas hortas para combater o caramujo.
Em breve a infestação chegará a tal ponto que ele pode entrar pelas casas, telhados, e prejudicar quem gosta de plantar pois além de comer tudo ainda pode causar meningite, apesar de nenhum caso ser registrado até agora, pelo menos não fomos informados.
A Prefeitura de Mariana tem feito o combate em Passagem, onde tambores de plástico apropriados de coleta de caramujos foram colocados em diversas ruas, e trabalhadores catam o caramujo em praças. Caminhonetes recolhem os caramujos dos tambores periodicamente. Porém mesmo assim o caramujo continua a se multiplicar de forma espantosa.
Alguns moradores disseram que conseguiram acabar com ele colocando o veneno caramujicida, porém meu amigo biológo Prof. João, me disse certa vez que desaconselha o uso de veneno por matar também outros bichos, e poluir o solo, logo o veneno pode ser absorvido pelas plantas e você acabar ingerindo o veneno. Ou seja, se usar veneno fica sem poder comer alimentos da sua horta !
As caçambas de entulhos que saem de Passagem também levam consigo os caramujos. Houve até um caso de um casal que após a separação um dos companheiros jogou caramujos na casa da ex por vingança !
Sem falar no rio pois o caramujo fica trançando nas margens e é carregado rio abaixo ! È um problema sanitário público que não pode deixar de ser combatido com máximo de seriedade e realizado campanhas educativas e incentivado a sua catação.