Prefeitura de Ouro Preto da continuidade às obras no CAIC

    Inaugurado na gestão do prefeito Angelo Oswaldo em 1994, o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC, atual Escola Municipal Haydee Antunes, no distrito de Cachoeira do Campo, está passando por intervenções para melhor atender aos alunos e funcionários. Iniciada em setembro, a reforma foi retomada pela atual gestão com previsão de término em abril deste ano.

    A Secretaria de Obras já finalizou várias ações, como pintura e revitalização nas instalações do prédio, colocação de novas luminárias de led, correção de uma rede de esgoto no pátio que estava obstruída e execução de novo projeto de prevenção e combate a incêndio.  A equipe da limpeza e capina realiza o trabalho em toda a extensão da escola.

    Maria de Lourdes, a Lulu, secretária do CAIC desde 1998, contou que nenhuma reforma foi feita no prédio desde a inauguração em 1994 e essa falta de manutenção traz muitos prejuízos. “Essas intervenções que estão sendo feitas, de pintura das paredes, portas e janelas, reforma nos banheiros e quartinhos da quadra, conserto das fechaduras e torneiras, serão fundamentais. A instalação das lâmpadas led irá melhorar a iluminação e evitar a troca constante”.

    Segundo Lulu, muitos alunos não prestam vestibular para o IFMG por medo de não conseguirem passar. “A cada cinco que tentam, de quatro a cinco conseguem ingressar no IFMG, temos uma aprovação boa. Não são muitos que se aventuram, por não acreditar em si mesmos, mas os que tentam, geralmente conseguem”.

    O CAIC é a maior unidade escolar de ensino fundamental que Ouro Preto possui. Segundo o secretário de educação, Rogério Fernandes, existe um “estudo da atual gestão para tornar o CAIC uma escola em tempo integral, com suporte da Prefeitura. Sabemos da complexidade que é executar esse projeto, pois há a necessidade de troca de todo o mobiliário, que são carteiras duplas”.

    Além disso, a Prefeitura tem o intuito de transformar o CAIC numa escola referência que atenda efetivamente a população de Cachoeira do Campo e seu entorno. “Estamos focados na substituição dos dois laboratórios de informática, que encontramos sucateados. A vice-prefeita, Regina Braga, no final do seu mandato como vereadora, conseguiu, junto a um deputado do seu partido, uma emenda parlamentar que será destinada exclusivamente ao CAIC para implantação de um laboratório de robótica”.

    Atualmente, o CAIC atende em torno de 830 alunos, que vão desde o ensino básico (creche) até o nono ano, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com cinco turmas ativas. Os estudantes vêm dos bairros Alto do Beleza, Vila Alegre, Vila do Cruzeiro e Serra do Siqueira. Já alguns se descolam de outros distritos, como Santo Antônio do Leite, Glaura, Amarantina, Rodrigo Silva, São Bartolomeu e das localidades de Bocaina, Maciel e Vale dos Tropeiros.

    Foto: Ane Souz 

    Superintendência de Atos, Chancelaria e MemóriaDepartamento de Comunicação(31) 3559-3286
    Nossas mídias sociais:Facebook
    Instagram

    Flickr

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/FgPpCUEUL2n8NjHXAMbJKn

    E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto