MARIANA ADOTA TOQUE DE RECOLHER HOJE 09 DE MARÇO DE 2021: COMÉRCIO DEPOIS DAS 20 HORAS SÓ DELIVERY
    Em coletiva com representantes da Santa Casa e do Monsenhor Horta, Prefeito interino Juliano Gonçalves anunciou toque de recolher por 15 dias a partir de 09/03/2021

    Clique aqui para receber notícias do jorna O ESPETO via whatsapp

    Para assistir a coletiva de imprensa no facebook do jornal O ESPETO clique aqui

    Clique aqui receber notícias via facebook

    O Prefeito interino de Mariana Vereador Juliano Gonçalves realizou ontem 08/03/2021 coletiva de imprensa junto com autoridades da saúde da região, representante da Santa Casa e do Hospital Monsenhor Horta, e da Secretaria Municipal de Saúde  para anunciar toque de recolher após as oito horas da noite até as cinco da manhã durante quinze dias .

    Foi feito um alerta para um possível “colapso” na saúde devido a alta taxa de ocupação de leitos de UTI. Alertaram também para maiores riscos da terceira onda.

    A Santa Casa de Ouro Preto é o para raio da saúde na região de Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco e Itabirito, pois é o único hospital a ter UTI / CTI .

    Prefeito interino Juliano Gonçalves, que é formado em enfermagem, disse que essas medias, como toque de recolher, é tomada em conjunto com as cidades da micro região, como Ouro Preto e cidades da macro região, visando um combate regionalizado ao coronavírus.

    “ A população precisa fazer sua parte no combate ao coronavírus, os agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar vão estar nas ruas porém é muito importante a conscientização da população”, disse.

    As medidas visando diminuir a expansão do coronavírus e valem a partir de hoje dia 09 de março.

    Clique aqui para ler o decreto na íntegra

    Entenda o que mudou:

    – Toque de recolher das oito da noite ás cinco da manhã todos dias por quinze dias. Só saia de casa se for trabalhar ou se for essencial.

    – Durante o toque de recolher ( das 20hs às 5 da manhã) só poderão funcionar serviços essenciais mesmo assim com 50% de capacidade.

    – Durante o toque de recolher ( das 20 hs as 5 da manhã) bares, lanchonetes e restaurantes só poderão funcionar em sistema de tele – entrega o chamado “delivery”.

    – Proibido festas, eventos, em ambientes fechados ou abertos.

    – Ficam fechados todos museus e atrações turísticas durante o decreto.

    – Prefeitura pode cancelar as férias e exigir retorno imediato ao trabalho dos servidores da Guarda Municipal e da área da saúde.

    – Hotéis poderão funcionar apenas com 30% de sua capacidade.

    – Academias poderão funcionar seguindo protocolos do Minas Consciente.

    – Salão de Beleza, barbearias, clinicas de estéticas  podem funcionar com atendimento agendado, e apenas clientes em atendimento poderão ficar dentro do estabelecimento.

    – Locais de prática de esportes coletivos em como quadras, campos, ginásios, academias ao ar livre ficam proibidos por 15 dias.

    – Transporte coletivo será reduzido durante toque de recolher.

    – Aulas continuam suspensas.

    Quem descumprir está sujeito a sanções, multas, até ser levado para delegacia, disse o Prefeito interino Juliano Gonçalves: “ A saúde é prioridade”, disse ele.

    Mineradoras, Vale e Samarco,  não são incluídas no toque de recolher pois são regidas por legislação federal assim como os bancos.

    Fundação Renova em nota afirmou reduziu o número de trabalhadores de canteiros de obras para adequar as medidas sanitárias.

    Prefeito interino Juliano Gonçalves disse que esteve na Vale e eles fazem um intenso trabalho para prevenção contra o coronavírus, como monitoramento de temperatura dos trabalhadores e acompanhamento diário.

    Sobre a Samarco não temos nenhuma informação, depois que ela retornou a minerar em dezembro não recebemos mais comunicados .

    O banco Itaú para evitar aglomerações adotou atendimento agendado, o número está colado na porta das agências.  ]

    O Tenente Freitas comandante da Guarda Municipal de Mariana disse que as aglomerações vão continuar a ser combatidas, e até nos distritos a Guarda Municipal já esteve para acabar com festas com muitas pessoas ! 

    Sala da Central de Monitoramento da Guarda Municipal

    “Mariana é um município muito grande, contamos com a colaboração das pessoas para evitar aglomerações, as festas estão proibidas, temos que agir de forma consciente para combater o coronavírus.” Disse Tenente Freitas.. A Guarda Municipal conta com uma moderna recém inaugurada sala de monitoramento de toda cidade de Mariana e trevos, de grande valia para o trabalho da guarda.

    Abaixo arte da prefeitura de Mariana, que de forma clara explica o que

    pode e não pode: