Garantindo a segurança da população, prefeitura permanece com serviços de podas
A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem dado prioridade ao serviço de podas e corte de árvores devido ao período chuvoso. Raízes expostas, inclinação excessiva, presença de brocas, partes apodrecidas nos troncos e proximidade de áreas que apresentam sinais de deslizamento são sinais de alerta.
Devido às últimas chuvas, o setor tem recebido várias ocorrências, seja por questões de risco de queda, que podem ocasionar danos à integridade física dos cidadãos, bem como por demais prejuízos, favorecendo, por exemplo, possíveis alagamentos quando caem em rios ou córregos.
Quando é dever da prefeitura
Nas vias públicas, a responsabilidade das intervenções é do município, exceto quando os galhos estão próximos à rede elétrica de alta tensão. Nesses casos, a intervenção deve ser solicitada à CEMIG.
Quando é dever dos proprietários de espaços particulares
Quando a necessidade de supressão ou poda é em propriedades particulares, a responsabilidade pela execução do serviço é do proprietário da área. Nesses casos, o cidadão deve procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para preencher um formulário e receber as orientações necessárias para obter a autorização e efetuar a intervenção. É necessário o pagamento de uma taxa de vistoria, exceto sob comprovação de vulnerabilidade social.
Para mais informações, o cidadão pode entrar em contato direto com o setor, por meio do telefone 3558-690. Em caso de risco, a Defesa Civil deve ser acionada por meio do número 199 ou 153 e, em caso de árvores próximas à rede elétrica de alta tensão (fios dos postes), é necessário acionar a CEMIG através do número 116.
Foto: Divulgação
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/FgPpCUEUL2n8NjHXAMbJKn
E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto