Variante do coronavírus encontrada em Mariana
A nota informativa nº 26 do comitê gestor do plano de prevenção e combate ao COVID 19 de Mariana, divulgada dia 20 de março , informa que Mariana está com cinco pacientes aguardando vaga na UTI da Santa Casa de Ouro Preto, Hospital de referência da Região para tratamento de casos de COVID 19.
Seguna a nota, Ouro Preto tem três pacientes na fila e Itabirito quatro:
“Até a data de ontem, o município contabilizou 5.754 casos confirmados e mais de 160 casos suspeitos estão aguardando exames. Dos casos confirmados, 33 pacientes se encontram internados e atingimos o recorde de pacientes Covid-19 que necessitam de cuidados assistenciais diretos. A Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, na tentativa de garantir maior assistência aos pacientes críticos da nossa microrregião, ampliou os leitos de UTI Covid-19 para 15, mas infelizmente todos os leitos permanecem ocupados. Todas as Regionais de Saúde do Estado de Minas Gerais se encontram em sua capacidade máxima de assistência, com taxa de ocupação de leitos de isolamento e de UTI chegando ao colapso, e no Sistema de Saúde Privado também não encontramos mais vagas. Na data de hoje, não temos vagas de UTI e nem leito clínico para receber pacientes com a COVID-19 e estamos com 14 pacientes internados na Policlínica Dr. Elias Mansur.
Estamos com 05 pacientes aguardando vaga de UTI, Ouro Preto tem 03 na fila de espera e Itabirito 04 pacientes, totalizando 12 pacientes aguardando vaga de UTI na nossa microrregião, que tem como referência a UTI da Santa Casa de Ouro Preto.”
A nota do comitê também afirma que a nova variante já está em Mariana:
“Gostaríamos de informar também, que recebemos da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), 03 exames de RT-PCR, que após sequenciamento genético, detectou a linhagem P.2 (linhagem detectada primeiramente no Rio de Janeiro) do Coronavírus em nosso município. A variante P2 é uma mutação genética da cepa B.1.1.2.8, que circula no Brasil desde março/2020, sendo considerada preocupante porque, assim como a P1, a variação brasileira relatada inicialmente o Amazonas, é transmitida de forma mais rápida. As projeções do cenário para os próximos dias não são favoráveis, por isso, solicitamos que cada cidadão faça a sua parte, cumprindo as medidas sanitárias de prevenção e segurança, pois se não houver conscientização não vamos conseguir frear esse avanço” . Diz em nota comitê contra coronavírus de Mariana.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/FgPpCUEUL2n8NjHXAMbJKn
E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto