Ser político é muitas vezes como tocar uma carruagem, uma hora tudo sai fora de controle e tem que ter muito pulso para segurar a rédea para não ser levado para o buraco junto com os burros !
Ser vereador em Mariana neste ano de 2021 não está fácil !
Muitos temas polêmicos, mas de fácil entendimento.
Ir contra transparência? Desde 2017 corre processo do Ministério Público contra a Câmara de Mariana, e nas palavras do promotor em despacho de 04/10/2018 tem encontrado “grande resistência em cumprir a lei da transparência”.
Solicitações de informações simples como os nomes dos vacinados contra a Covid, ou informações sobre empreiteiras e obras, ou ainda informações sobre pessoal, é transparência e não deviam gerar polêmica.
Sem transparência não tem democracia.
A ameaça ao vereador Preto do Mercado deve ser investigada, pois quando se ameaça um vereador eleito pelo povo é um crime contra a democracia.
Muita coisa boa se tem feito na Câmara, muitas indicações, reuniões com a comunidade, excelentes idéias e projetos dos vereadores que contribuirão muito com Mariana se vieram a prática, porém fiscalizar também é função do vereador.
E se não fiscalizar pode até caracterizar crime de prevaricação, quando se deixa de fazer uma obrigação.
E não se pode cobrar transparência quando a própria Câmara não dá o bom exemplo, sendo necessário ação civil pública, processo e decisão judicial para que isso tenha andamento e ainda com risco de tomar multa !
Para democracia existir tem que se haver transparência e ninguém vai aceitar menos que isso. A internet chegou para revolucionar e colocar tudo em pratos limpos.
Faz parte da política toda essa discussão, desde os gregos e romanos é assim. Porém o que não pode-se perder nunca é o respeito as pessoas. Pode-se divergir nas idéias, na forma, mas nunca infringir ataques na moralidade, na ética ou contra a vida. Devemos respeitar as pessoas e aprender com os acertos e erros. Juntos podemos mais.