Mariana passa a ter fundo de proteção para a auxiliar causa animal

    A Prefeitura de Mariana sancionou a Lei de nº 3.405, referente ao Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (FUBEM), que capta, aplica recursos financeiros e fomenta ações voltadas à proteção e bem-estar dos animais, bem como permite medidas de controle populacional e de ações de prevenção de zoonoses. O recurso inicial, no valor de R$ 50 mil, será regido pelo Conselho Municipal de Proteção Animal.

    A regulamentação permite a captação de recursos através de doações, acordos, contratos, consórcios, convênios, termos de cooperação e mais modalidades de fomento que serão estudadas e avaliadas pelos conselheiros.

    As ações serão voltadas para vários nichos, como campanhas de conscientizações à guarda responsável, implantação de programas de controle populacional, implementações em sistemas de fiscalizações para aplicação de leis relativa a proteção animal, comercialização, posse, tratamento, transporte correto, dentre vários outros.

    O conselho será formado por integrantes das secretarias de Saúde, Fazenda e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

    Causa se fortalecendo através das ações da administração municipal

    Samu Animal – A Secretaria de Saúde recebeu um veículo 4×4 que vai auxiliar diretamente nos resgates de animais que estejam em situações de risco. Ele também ajudará no deslocamento do Castramóvel. O veículo foi entregue diretamente na sede do Centro de Acolhimento de Animais  – CAA, e será utilizado em todo o território do município, distritos e subdistritos.

    Abertura de cadastros para castrações – Os cadastros podem ser realizados através do telefone (31) 99506-0720 ou pessoalmente no escritório do CAA, situado à Rodovia MG-129, KM 138, sem número, Morro Santana (pátio da transportadora Sobreira), de 8h às 15h. O cronograma de atendimento acontecerá de bairro a bairro. Os tutores serão informados e todas as informações será amplamente divulgadas antecipadamente nos canais oficias da prefeitura.

    Campanha antirrábica – mais de 10 mil animais foram vacinados, gratuitamente, em 2020 e meados do início deste ano. A campanha tem o período indicado, mas a equipe realiza o atendimento até que todas as doses sejam utilizadas. Caso alguém não tenha vacinado seu animal durante a campanha, o Centro  de Vigilância à Saúde/Zoonoses fica localizado na Rua Dinamarca, 37, Fonte da Saudade, aberto de segunda a sexta de 8h às 17h. O tutor deve levar o cartão de vacina do animal. Mais informações pelo telefone: 3558-2319.

    Centro de Acolhimento de Animais – o CAA está aberto à adoção todos os dias da semana. O horário de funcionamento permanece de segunda a sexta, das 7h às 16h, e o de visita, das 9h às 12h e das 13h às 15h. É preciso apresentar os documentos pessoais – RG e CPF – atualizados e o comprovante de endereço. Para mais informações, ligue no telefone (31) 9 9506 0720. Todos os cães do CAA são vacinados, vermifugados, castrados e microchipados.–

    Prefeitura de Mariana
    Departamento de Comunicação
    Secretaria de Governo e Relações Institucionais
    Contato: (31) 3557-9006 | (31) 3557-9025
    Praça JK, s/n – Centro

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/FgPpCUEUL2n8NjHXAMbJKn

    E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto