Ex-prefeito Duarte responde a denúncia de lavagem de dinheiro no Ministério Público Federal

    Duarte confirma aplicação de 600 mil na bolsa de valores e diz que armou para receber dinheiro de volta. Duarte se diz vítima de armação.

    Para receber notícias do jornal O ESPETO no seu whatsapp clique aqui

    Para receber notícias no seu facebook clique aqui e curta nossa página

    Mariana acordou dia 09 de março de  2021 pipocando em meio a mensagens nas redes sociais de denúncias contra o ex-prefeito Sr. Duarte Junior, sobre aplicações financeiras, depósitos, ameaças de morte,  mala de dinheiro vivo com 500 mil, envolvendo além do ex-prefeito Duarte, também o empresário  Sr. Anderson Guimarães da Indaía Transporte e o Sr. Jorge Moreira operador de mercado financeiro, bolsa de valores.  

    Duarte se diz vítima de armação.

    Em contato o ex-prefeito Duarte se dispôs a vir até a Redação do Jornal O ESPETO,  onde concedeu entrevista coletiva ao Jornal O ESPETO e ao site Primaz  . Agradecemos o ex-prefeito o carinho em atender nossa solicitação de informação.

    Em uma hora de conversa o ex-prefeito Duarte Junior disse que aplicou dia 18 ou 19 de fevereiro a quantia de 600 mil reais com Sr. Jorge, para investir  na Bolsa de Valores. Ele disse que esse dinheiro é  de um empréstimo no banco SICOOB feito em dezembro em Mariana, apresentando o contrato.

    Sr. Duarte Jr. disse que pretendia usar o valor para comprar máquinas ou empregar numa atividade, porém ficou sabendo da boa índole e da boa reputação do Sr. Jorge Moreira e quis aproveitar  para  fazer  investimento em bolsa de valores.

    Duarte negou ter participação na empresa Indaiá de transporte. Porém disse que optou investir aplicações na bolsa de valores com o Sr. Jorge devido a boas recomendações.

    Segundo Duarte, ele percebeu que teria dificuldades para receber o dinheiro empregado e disse que “armou” uma situação para enganar o investidor Sr. Jorge, para ter seu dinheiro de volta.

    Primeiro Duarte disse que comunicou a Polícia Civil sua intenção de fazer uma armação para  atrair  com promessas  de um investimento mais alto, inventando assim chance de uma situação lucrativa.

    De acordo com Duarte essas “promessas” eram parte de um plano para ludibriar o investidor Sr. Jorge, e delas  foram extraídas e postadas  vários “print´s”  nas redes  sociais, portanto Duarte  afirma que estão fora do contexto, eram para ludibriar o investidor.

    Nessas mensagens “falsas”  Duarte afirma que entregaria 500 mil reais em dinheiro vivo ao investidor . Também há mensagens de pagamentos envolvendo Duarte, Jorge e a empresa de transporte Indaiá do Sr. Anderson Guimarães com altas cifras.

    Duarte disse hoje dia 09 de abril que se o Sr. Jorge pagar as pessoas de Mariana as quais ele pegou dinheiro para fazer aplicações na bolsa, ele dá os 600 mil reais para o Sr. Jorge.

    Os “prints” das mensagens divulgados há uma ameaça de morte ao investidor que segundo informações está fora do Brasil. O ex-prefeito Duarte disse que :  ” se eu recebi meu dinheiro de volta por que eu ameaçaria ele? Não tem nada disso.  Agora existem  outras pessoas que não receberam. ”

    Sr. Duarte disse que o seu dinheiro é de origem comprovada e pode provar, apresentando vários documentos comprobatórios do empréstimo que realizou etc. Disse ainda que o operador de mercado financeiro estava com sua empresa impedida de trabalhar na Bolsa de Valores desde dezembro.

    Disse ainda que pegou o empréstimo com o objetivo de empreender pois é pai de família e precisa trabalhar . “ Quando percebi que poderia cair num golpe tentei armar para sair e depois alertar as pessoas”.

    Sr. Duarte ressaltou que não tem qualquer ligação com a empresa Indaiá e que admira muito o Sr. Anderson Guimarães que é um empresário dedicado e trabalhador, devendo-se a isso o sucesso de sua empresa.

    O caso está sendo apurado pela Justiça, pois o ex-prefeito Duarte foi denunciado ao Ministério Público Federal, onde foi apresentado outra versão dos fatos.

     Nas mensagens divulgadas ao público consta a versão que foi feita denúncia ao Ministério Público Federal contra Sr. Duarte para averiguação de suposto investimento com dinheiro ilícito, de origem não declarada, o que chama-se lavagem de dinheiro.  Ainda segundo a denúncia o operador de mercado financeiro tem empresa registrada.

    Sr. Jorge Moreira  disse ao jornal O ESPETO que opera normalmente no mercado financeiro e que foi procurado pelo Sr. Duarte para o que entendeu ser prática de “lavagem de dinheiro”,  sem dar detalhes nem provas, mas disse quando percebeu a suposta origem ilícita dos recursos fez a denúncia ao Ministério Público. Disse também que a empresa Indaiá é “laranja”, também sem enviar nada comprobatório além de suas afirmações.

    Oferecemos espaço ao Sr. Anderson Guimarães da empresa Indaía Transportes porém ainda não manifestou-se.

    A entrevista com o ex-prefeito Duarte foi gravada será disponibilizada em breve no site do jornal O ESPETO.