Segundo boletim nº208 da Secretaria Estadual de Saúde Acaiaca teve nos últimos cinco meses 23 casos de dengue, nessa mesma época Belo Horizonte teve 11 casos
Como vencer o combate a dengue?
Especialistas alertam que não é possível vencer a dengue num ambiente que favorece aos mosquitos, numa região quente e úmida como a nossa.
Porém pesquisadores são unânimes em dize que com aliar vários métodos de combate é a melhor forma, porém a educação é a melhor delas.
Mutirão, visitas, fumacês nas ruas, campanha contra entulhos irregulares, tudo ajuda para que a dengue não se torne um problema de proporções gigantescas!
Em Mariana a Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica faz um excelente trabalho de prevenção! Recebi poucos dias a visita de dois agentes, foram na hora, explicaram sobre o perigo da água parada, perguntaram se na geladeira fica água exposta no reservatório de degelo, olharam vasos de plantas e recomendaram colocar areia nos pratinhos.
Isso é um trabalho que todas cidades deveriam fazer. Acompanhei o mesmo trabalho em Diogo de Vasconcelos, visita e orientação casa a casa!
O último boletim epidemiológico publicado dia 06 de abril pela Secretaria Estadual de Saúde, de número 208, traz dados sobre todas cidades de Minas. Destaca para a cidade de Acaiaca, que no período computado, que abrangeu 30 Novembro de 2020 a 04 abril de 2021, (calculado em semanas) teve mais casos que a capital Belo Horizonte.
Em Acaiaca foram 23 casos, contra 11 de Belo Horizonte. Em segundo lugar está itabirito com 6 casos.
Acaiaca tem 3.994 pessoas em 2020, é a segunda menor cidade da região, ganha apenas de Diogo de Vasconcelos em número de habitantes, porém em casos de dengue é destaque! Diogo não apareceu na relação porque não tem casos de dengue.
Estamos em pandemia do coronavírus, porém não podemos esquecer da dengue e de outras coisas importantes para nossa saúde! Faça a sua parte e cobre das autoridades a parte dela!
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/FgPpCUEUL2n8NjHXAMbJKn
E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto