Com objetivo de apoiar a recuperação de nascentes, a Prefeitura de Itabirito tem incentivado o plantio de espécies nativas para o reflorestamento de áreas degradadas no município.
Uma área de nascente localizada no bairro Portões está em processo de recuperação da vegetação graças ao plantio de 650 mudas de espécies nativas doadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As mudas foram plantadas em uma área que abriga nascente fundamental para o abastecimento local.
A região havia sido atingida por uma extensa queimada em setembro de 2020, e o desmatamento teve como consequência a redução do fluxo de água da nascente.
“É importante que a população tenha conhecimento destes trabalhos realizados pela Secretaria. São inúmeras áreas degradadas necessitando de recuperação, como esse exemplo do bairro Portões e também de outros proprietários rurais. Mas, o mais importante, seria que as pessoas respeitassem e não colocassem fogo, o prejuízo para o produtor rural e para o ambiente é muito grande”, aponta o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rainer Cardoso.
Mudas produzidas no viveiro municipal
A Prefeitura de Itabirito doou várias espécies nativas, como cedro, ipê, jacarandá, angico, paineiras e araçá, para plantio no local afetado. As mudas são produzidas no viveiro municipal e destinadas a diversos programas relacionados a arborização urbana, paisagismo, formação de pomares e recuperação de áreas degradadas.
“Em mais de 20 anos que moro em Itabirito, tenho tido bastante ajuda com mudas vindas do viveiro. Esse programa é muito importante para a cidade. O plantio de árvores e a conscientização sobre queimadas devem continuar a ser incentivados”, destaca Tania Van Damme, proprietária beneficiada com a doação das mudas. Fonte: PMI.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/EUMClyuSPt53zDrAJrIryt
E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto