Por Julia Electo
Pensando nesse cenário, nós alunos de graduação de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva escolhemos como tema para o nosso projeto a escassez do flúor e suas consequências para a população Marianense.
Para receber notícias do jornal O ESPETO via whatsapp clique aqui
Para receber notificações por facebook clique aqui e curta nossa página
Temos como integrantes Etielle Penna, Marcela Mattos, Larissa Teles, Felipe Azevedo, Lucas Nunes, Luana Paranhos, Julia Electo e Mônica Silva, as duas últimas citadas residem na cidade.
Conversamos com o prefeito Juliano Duarte e ele nos explicou que na cidade existe água tratada, porém não possui flúor.
O flúor é essencial para a saúde da população , evita várias doenças como a cárie.
Fomos pesquisar mais a fundo o motivo da falta do flúor e conversando com a engenheira química do Saae ela nos explicou que o flúor pode gerar malefícios se não for monitorado e precisaria de muitos funcionários para monitorar a água, o que é inviável no momento para a cidade.
Como o objetivo principal do projeto que era acrescentar flúor na água não foi atingido criamos um Instagram ( @projeto_fluoretacao_mariana ) para mostrar a população como suprir essa demanda.
Conseguimos uma parceria com o Rotaract clube de Mariana que estão nos ajudando com o nosso projeto, por um motivo maior : ajudando a população de Mariana-MG