É cada vez mais importante oferecer plano odontológico para funcionários para garantir um bom clima organizacional e manter os talentos mais engajados com o negócio.
Isso porque o plano se trata de um benefício muito vantajoso para a manutenção da saúde, complementando o tradicional convênio médico e promovendo a qualidade da cavidade bucal dos colaboradores, além de não ter um custo alto.
Por isso, de modo a evidenciar quais os motivos que tornam a oferta do plano odontológico vantajosa e auxiliar na escolha para o empreendimento, preparamos o material a seguir.
Neste artigo serão colocadas algumas informações sobre o que é, como implementar um plano odontológico empresarial e como ele pode trazer vantagens mútuas, tendo o colaborador e a própria empresa como as partes beneficiadas.
Atualmente, pesquisas apontam que as pessoas têm entendido cada vez mais que cuidar dos dentes é também cuidar da saúde em geral e o impacto que isso traz para a qualidade de vida.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), mais de 19,4 milhões de pessoas foram registradas como beneficiárias do plano odonto empresarial nos últimos anos.
Isso porque ter um plano médico sem a cobertura odontológica já não é o suficiente para cuidar da saúde, visto que a cavidade impacta diretamente, principalmente por ser uma via de acesso das bactérias, na qualidade do organismo.
Isso também ocorre porque a própria saúde bucal pode afetar negativamente demais partes do organismo, caso não seja bem tratada, devido a proliferação de bactérias que iniciaram na boca e passaram até o sistema cardiorrespiratório, por exemplo.
Mas qual o retorno que a empresa tem com isso? Quais são as reais vantagens para o colaborador? Tais questões serão esclarecidas a partir de agora.
Manter a saúde bucal do colaborador intacta permite que ele tenha um maior bem-estar, permitindo que esteja mais disposto, em termos de saúde física e mental, para contribuir com as atividades e ideias na empresa em que trabalha.
Além disso, o benefício também é uma forma de incentivo e valorização para que o funcionário entenda os investimentos aplicados pelo empregador em seu desenvolvimento/proteção.
Com o cuidado e manutenção recorrente também haverá a redução nas ausências e atrasos por parte do colaborador devido a situações emergenciais que são prevenidas e demandaria atendimento profissional com urgência por conta dos cuidados incorretos com a saúde bucal.
Convênios dentais empresariais, assim como plano dental para MEI ou individual, possuem a possibilidade de inclusão de dependentes, permitindo que os membros da família também utilizem os serviços do convênio para manutenção da saúde.
Isso permite mais tranquilidade para todos, visto que todos estão cobertos, além de também refletir no orçamento familiar.
Isso porque os custos do convênio são menores que os procedimentos, não demandando complemento do pagamento para os tratamentos de cônjuges e filhos, por exemplo, protegendo aqueles com quem os colaboradores convivem, ampliando ainda mais a sensação de cuidado e valorização.
Assim, o colaborador também pode ficar mais tranquilo para trabalhar, já que lhe é garantido o atendimento frequente nos consultórios odontológicos com qualidade.
Uma empresa que oferece benefícios além de suas obrigações, ou seja, procura estar acima da média, tanto na produtividade quanto na oferta de benefícios a seus colaboradores, atrai profissionais extremamente capacitados para trabalhar.
O nível dos colaboradores que já estão na empresa sobe, pois podem despender tempo para o desenvolvimento, ao reduzir as preocupações com a saúde.
Do mesmo modo, na medida que concorrentes a vaga também são altamente capacitados, há a necessidade de aprimoramentos, pois é determinado que a empresa que oferece um benefício além do médico, como o plano odontologico, é um bom lugar para trabalhar.
Com profissionais capacitados (talentos) e disponíveis, alta produtividade e satisfação dos funcionários, a empresa sobe de patamar dentro do mercado, ficando mais atraente para parcerias, fornecedores e novos clientes.
Dependendo da situação, é possível acontecer até uma expansão do negócio, com novos investidores e possibilidades até de novas unidades e franquias.
Oferecer o benefício do convenio odontologico dá a possibilidade da empresa descontar no imposto de renda, criando uma economia nesse sentido.
Se pensar que o benefício odontológico também não possui um preço caro, o investimento também vale a pena pensando na economia futura na declaração de impostos.
Pessoas com problemas nos dentes, geralmente se sentem inseguras para falar no trabalho, escola ou faculdade.
Dentro do ambiente corporativo, um colaborador participativo é fundamental para trazer ideias e discutir caminhos para a empresa.
Deste modo, colaboradores com um sorriso bem cuidado e sem problemas com o mau hálito conseguem interagir melhor dentro do ambiente do trabalho com seus colegas de serviço.
Além disso, colaboradores que se sentem valorizados, com o benefício do plano odontológico, também mantêm um bom ambiente para discutir ideias e produzir, disseminando os cuidados que sente receber.
A cobertura dos planos varia conforme os pacotes oferecidos por cada operadora. Contudo, existem alguns serviços que são obrigatórios e regulamentados para garantir o cuidado básico necessário para a saúde bucal.
Inclusive, quem regulamenta e controla os planos e serviços de saúde é a Agência Nacional de Saúde, a ANS.
Portanto, conforme estabelecido pelo órgão, todo plano odontológico, incluindo o empresarial e para mei, devem cobrir:
Vale lembrar que, em situações de urgência, principalmente se for necessária uma intervenção cirúrgica emergencial, o plano odontológico deve fazer a cobertura independentemente do tempo de carência, cabendo a empresa também orientar os funcionários quanto às coberturas ao aderir o plano.
De modo geral, no momento da contratação, a empresa pode escolher quais pacotes irá disponibilizar aos funcionários, avaliando as necessidades e interesses, bem como o perfil, de seu corpo laboral.
Assim, será possível oferecer um serviço de qualidade e que manterá a energia e engajamento do profissional a longo prazo, promovendo mais saúde no ambiente corporativo e promovendo redução de custos a todos.
Isso porque o plano pode ser deduzido do imposto e pode ser contratado no modelo de coparticipação, ou seja, com o valor da mensalidade dividido entre empresa e funcionário.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/EUMClyuSPt53zDrAJrIryt
E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto