Sibrão pode ser minerado : todo sub-solo de Mariana, Ouro Preto, Itabirito já tem dono

    Como falar em turismo, eco-turismo, parque, se estamos
    em cima de jazidas de minérios com direito de lavra !?

    Falar em final do ciclo da mineração é pensar daqui a 200 anos?!
    Todo sub solo de Mariana, Ouro Preto, Itabirito, é mapeado, registrado, quadriculado, pesquisado, pra poder minerar !
    Como falar em turismo, eco-turismo, parque, se estamos em cima de jazidas de minérios com direito de lavra !?
    Como falar em preservar nossas florestas, nossas cachoeiras, se quando houver interesse, brota uma mineradora, legalizada !
    Mariana tem cerca de 11 mineradoras. Quando fala mineradora, lembra-se só da Vale e da Samarco, mas não, temos exploração de bauxita, quartzito, e pesquisas em andamento para mais !Pois bem, e agora? Se em Belo Horizonte, me disse um amigo meu, estão explorando a Serra do Rola Moça, imagina aqui!
    Já existe interesse de explorar ferro no Sibrão! Isso mesmo, parte de toda aquela área de florestas entre Passagem e Vargem.
    E tem mais uma: a mineração é decidida nos órgãos Estaduais e Federais, os municípios não podem apitar em nada! Basta lembrar que o atual prefeito interino de Mariana Vereador Juliano Gonçalves cassou o alvará de mineradora de bauxita, e com dois tempos derrubaram a proibição por mandato de segurança.
    Mas não precisamos ser apenas “agentes passivos” desse sistema. Cabe as cidades se organizarem para proteger suas fontes de água, sua área verde, como? Criação de parques municipais, tombamentos, reconhecimento de áreas de proteção natural, histórica e arqueológica. Afinal de contas, se todo sub-solo dos municípios do quadrilátero ferrífero está registrada em lavras, cabe então fazermos a nossa parte para registrarmos nossos interesses.
    Um dos integrantes do grupo de Mountain Bike MTC de Mariana durante reunião da Câmara reclamou que no meio da trilha do “lixão”, sentido Camargos, apareceu uma mineradora! E tem todo direito de explorar ali, com as licenças e autorizações para tal.
    Quantos casos como esse vamos ainda ver? E o plano diretor das cidades serve para proteger de quem tem o direito de explorar? Temos que pensar na cidade que deixaremos para as futuras gerações !
    Vamos discutir isso em conjunto ? Temos que conversar !

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/EUMClyuSPt53zDrAJrIryt

    E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto