76% das grávidas sentem enjoos ou náuseas, aponta estudo O percentual é ainda maior entre as mulheres dos 18 aos 34 anos.

    Não existe um consenso científico sobre os motivos que levam as gestantes a sentir enjoos ou náuseas. Porém, é sabido que as rápidas alterações hormonais do início da gravidez desempenham um papel importante neste quadro. Apesar de ser comum as grávidas sentirem enjoos ou náuseas durante a gestação, nem todas apresentam este quadro.

    Conforme constatou o Trocando Fraldas em seu mais recente estudo, 76% das brasileiras sentem ou sentiram enjoos durante a gravidez. Principalmente as mulheres dos 18 aos 34 anos, pelo menos 80% delas. Além disso, as mulheres que já são mães, 85%, sentem ou sentiram mais enjoos ou náuseas, do que as que ainda não são, 58%.

    Os dados por estado demonstram que Roraima é o estado em que mais gestantes sentem enjoos ou náuseas, com 90% das participantes. No Distrito Federal e no Rio de Janeiro, 83% e 81%, respectivamente, passam por esse estágio. Já no Espírito Santo e em São Paulo, pelo menos 76% sentem enjoos. Enquanto o Amapá é o estado com menos relatos de enjoos ou náuseas, com 68% das entrevistadas.

    As náuseas e os enjoos podem afetar diretamente a qualidade da alimentação das gestantes, e conforme também demonstrou nosso estudo, 71% das brasileiras tiveram sua alimentação impactada por causa dos enjoos e náuseas. Principalmente as mulheres dos 45 aos 49 anos, 84% delas, e dos 18 aos 24 anos, com 73% das participantes.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/EUMClyuSPt53zDrAJrIryt

    E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto