Convênio, iniciado em 19 de abril, já viabilizou recolocação de 29 pessoas por meio de plataforma on-line
A plataforma Recoloca Rio Doce, criada para aproximar empresas e atingidos que estão em busca de emprego ou qualificação profissional, agora é uma das ferramentas utilizadas pelo Sine Mariana. A ideia é que a plataforma apoie o Sine na captação de vagas, no cadastramento de currículos e na promoção de capacitações para o mercado de trabalho.
A parceria, iniciada em 19 de abril, amplia as possibilidades dos profissionais atingidos retornarem ao mercado de trabalho e aprimorarem os seus conhecimentos. Além disso, a plataforma está contribuindo para que as empresas fornecedoras da Renova possam alcançar a meta de 70% de contratação local, conforme medida estabelecida pelo Termo de Acordo de Mariana.
Até março deste ano, a plataforma possibilitou que 29 profissionais fossem recolocados no mercado de trabalho em Mariana e Barra Longa. Já foram cadastrados 825 currículos e captadas 374 vagas.
O especialista em Economia e Inovação da Fundação Renova, Roberto Ruggeri, destaca a importância dessa parceria para a população da cidade e região: “O Recoloca Rio Doce vai contribuir muito com o Sine de Mariana, principalmente na parte de qualificação das pessoas. Por meio dos nossos conteúdos e cursos on-line, as pessoas receberão importantes dicas de como participar dos processos seletivos, o que aumentará as chances de conquistarem uma vaga no mercado de trabalho”.
Plataforma
A plataforma Recoloca Rio Doce, iniciativa da Fundação Renova, criada em parceria com a Kienbaum Consultoria, permite que profissionais de municípios impactados inscrevam seus currículos, enquanto empresas têm à disposição um banco qualificado, direcionado para atender às demandas de cada empreendimento. Essas demandas são previamente mapeadas para que a plataforma possa direcionar os candidatos de acordo com as necessidades de cada empresa.
Os cadastros de currículo podem ser feitos gratuitamente no endereço www.recolocariodoce.com.br.
A ação faz parte do Caminhos da Retomada, projeto da Fundação Renova que reúne um conjunto de ações com o objetivo de promover a geração de trabalho e renda nas regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.
Assessoria de imprensa – Fundação Renova
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/EUMClyuSPt53zDrAJrIryt
E para receber notícias da nossa página no Facebook clique aqui: https://www.facebook.com/jornaloespeto