Vereador Alex Brito doa capacete Elmo para Santa Casa de Ouro Preto

    Em parceria com Deputado Estadual Gustavo Mitre, o capacete doado pode ajudar a diminuir a chance de intubação

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    Em ação de combate ao novo Coronavírus (Covid-19), o vereador Alex Brito (Cidadania), por meio de parceria com o deputado estadual Gustavo Mitre, doou à Santa Casa de Ouro Preto um capacete Elmo na tarde desta quinta-feira, 20 de maio. O Elmo é um capacete de respiração assistida, não-invasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes. O equipamento surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por Covid-19.

    De acordo com o vereador Alex Brito, ele solicitou apoio ao Deputado Gustavo Mitre para conseguir o capacete Elmo para a Santa Casa de Ouro Preto. “Estou muito feliz e gostaria de agradecer ao meu amigo Gustavo Mitre por ter conseguido esse equipamento moderno que auxilia no tratamento da Covid-19. É o primeiro capacete do tipo aqui na cidade de Ouro Preto”, destaca Alex Brito.

    Os testes clínicos realizados com o equipamento mostraram que o uso do capacete pode diminuir em 60% a necessidade de internações em leitos de UTI. O Elmo gera uma pressão positiva contínua em vias áreas através dos fluxos de oxigênio e ar comprimido. Essa pressão ajuda na recuperação dos pulmões em situações em que eles têm alguma alteração, como a dificuldade de o pulmão manter a oxigenação.

    Segundo a fisioterapeuta da Santa Casa de Ouro Preto, Fabiana Rezende, o capacete Elmo pode evitar a intubação dos pacientes. “Este capacete é uma interface que vai nos ajudar a fazer a ventilação não invasiva, colaborando assim com a redução de pacientes intubados”, relata. Mesmo após a recuperação grande parte dos infectados pela COVID-19 apresentam síndrome pós-Covid. Em estudos, até 80% dos recuperados sentem ao menos um sintoma até quatro meses depois do fim da infecção.

    Vale lembrar que atualmente a Santa Casa está com 31 pacientes confirmados da Covid-19 internados em leitos, sendo 20 pacientes internados na UTI. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Ouro Preto, o município chegou a 100 óbitos por Covid-19, com 4505 pessoas contaminadas pelo coronavírus.