Privatização dos Correios pauta audiência nesta segunda (24)

    Comissão vai discutir implicações de projeto federal que acaba com o monopólio estatal sobre os serviços postais.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    Os impactos de uma possível privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, atualmente em discussão no governo federal, serão debatidos na Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Reunião sobre esse assunto está marcada para segunda-feira (24/5/21), às 14h30, no Auditório José Alencar. 

    A proposta de privatização, que tem recebido forte oposição de alguns grupos, é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e, na Câmara dos Deputados, teve aprovado seu regime de urgência na tramitação. Além disso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), criou uma comissão especial para analisar a matéria, de forma a retirar o texto das comissões de mérito, muitas das quais com grande influência da oposição parlamentar. 

    O texto do Projeto de Lei Federal 591/21 não define qual será o modelo de privatização, mas abre caminho para a venda dos Correios ao acabar com o monopólio estatal na exploração dos serviços postais e de telegrama, que poderão ser prestados por qualquer empresa. O governo federal tem chamado a matéria de Marco Regulatório do Setor Postal e pretende, com ela, estabelecer que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passe a atuar também como agência reguladora dos serviços postais.

    A autora do requerimento de audiência pública na ALMG, deputada Beatriz Cerqueira (PT), tem se posicionado contrariamente à proposta, assim como o deputado federal Rogério Correia (PT), que já confirmou a sua participação no encontro. Também foi convidado o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Robson Gomes Silva.

    Assessoria de Imprensa da ALMG