O setor artístico-cultural também foi acolhido pela Prefeitura de Ouro Preto. Na última sexta-feira, 21, a Lei n°1.219, que dispõe sobre a criação do “Programa Pró-Cultura Ouro Preto” foi assinada no auditório do gabinete. Esse foi um trabalho conjunto da Câmara Municipal e do executivo de Ouro Preto com objetivo de apoiar o segmento cultural e turístico que foi duramente afetado durante a pandemia.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
A proposta de lei partiu dos vereadores Renato Zoroastro, Alex Brito e Naércio Ferreira e dá um incentivo financeiro, com recurso do município, para auxiliar o setor.
Segundo o vereador Renato Zoroastro, “esperamos que esse apoio financeiro, que será de três meses, podendo ser prorrogado pelo governo municipal, possa auxiliar todas as pessoas envolvidas nesse setor artístico cultural”. Já Alex Brito e Naércio Ferreira ressaltam a importância do setor cultural e turístico se sentir acolhido pelo município, já que é um dos fortes na economia da região.
A secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, ressalta a preocupação da Prefeitura com a classe trabalhadora. “Estamos buscando formas de poder compensar o cidadão, o artista, o artesão, o guia (cicerone), o profissional de uma mina. Sabemos da dificuldade de todos nesse momento e a gente precisa valorizar o nosso cidadão ouro-pretano, nosso artista, nosso agente de turismo e de cultura e, dessa forma, estamos à frente de uma grande proposta que possa beneficiar a todos”.
Estavam presentes da reunião o prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga, a secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, o superintendente da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Azevedo, e os vereadores Renato Zoroastro, Alex Brito e Naércio França.
Foto: Neno Vianna. Fonte: Prefeitura de Ouro Preto