Parque Horto dos contos é entregue à população no Dia Mundial do Meio Ambiente

    Dando início à Semana do Meio Ambiente do Município, o segundo mais antigo jardim botânico do Brasil, localizado no centro histórico de Ouro Preto, entre a Igreja do Pilar, a Casa dos Contos e a Rodoviária, o Parque Horto dos Contos foi reaberto no último sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Instituído em um terreno íngreme, os 360 mil metros quadrados do parque tiveram as estruturas físicas recuperadas e o curso de água limpo. Durante a cerimônia, uma caminhada pelos 2,5 km de trilha, guiada por Maria das Graças Melo, responsável pelo setor de Educação Ambiental da Prefeitura de Ouro Preto, dispôs de plantio de árvores e atividades culturais.

    O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, enunciou a importância do jardim para a conservação do ecossistema e à população, uma vez que no local encontram-se mais de 80 espécies botânicas identificadas e mais uma oportunidade de lazer. “É uma honra estar presente novamente ao lado do prefeito Angelo para devolver à população esse importante equipamento cultural e patrimonial”, ressalta o secretário.

    Com o intuito de promover a integração e fornecer uma diversidade de uso, abrangendo funções ambientais, culturais, educativas, comerciais e recreativas, o espaço contará com parcerias público- privada, como afirma o gerente do Parque Horto dos Contos pelo Instituto de Cidadania e Competências, Rafael Barbosa.

    “Reabrir o Horto dos Contos não é apenas colocar uma placa na parede e dizer que ele está aberto, é animar o Horto, é cuidar dele, é ter um trabalho botânico, de paisagismo, é acompanhar todo o processo de utilização do espaço. Ouro Preto está de parabéns por readquirir esse Horto e eu tenho certeza que os ouro-pretanos não deixarão que ele seja fechado outra vez”, diz o prefeito.

    Entusiasmada com o espaço e com as possibilidades de desenvolvimento que ele será capaz de gerar, a vice- prefeita Regina Braga ressaltou mais uma vez a importância do espaço para Ouro Preto e a emoção de, junto com o prefeito, entregar novamente o jardim aos ouro-pretanos.

    A coesão entre o poder municipal, organizações civis, organizações não-governamentais e setor privado é o sustentáculo da reabertura e daqui pra frente, do funcionamento Parque. Reafirmando esse compromisso, estiveram presentes no local, a secretária adjunta de Saúde, Consola Souza, o secretário de Agropecuária, Fabrício Simões, a secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, o secretário de Esportes e Lazer, Wagner Mello, o secretário de Educação, Rogério Fernandes, os vereadores Alessandro, Alex Brito e Mateus Pacheco, o subcomandante do Quinquagésimo Segundo Batalhão, Major PM Giovani Sebastião Mendes, Comandante da Guarda Municipal de Ouro Preto, Johnatan Marotta, o representante do Rotaract, Lucas Assis, o gestor do Museu da Casa dos Contos, Leonardo Lopes, o presidente do Oitavo Grupo de Escoteiros, Eduardo Rodrigues, a representante da APAOP, Marilda Dionísia, e representando os alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, os moradores das repúblicas estudantis da rua Conde de Bobadela (Rua Direita), vizinhos ao parque.

    O Horto dos Contos funcionará das 09h às 18h, exceto às quartas quando estará fechado para manutenção. A entrada é gratuita para moradores de Ouro Preto mediante cadastro. 

    Foto: Ane Souz Fonte: PMOP.