Objetivo é criar 100 mil empregos no setor e colocar Minas entre os três maiores destinos do país;
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Fotos: Anne Souz
Finalizando as agendas de trabalho na região Central do esta- do, o governador Ro- meu Zema esteve na tarde desta sexta-feira (25/6) em Ouro Preto, onde se reuniu com prefeitos da microrre- gião e representantes do setor produtivo, tu- rístico e cultural. Zema apresentou algumas das ações desenvol- vidas por sua gestão para a retomada das atividades no estado.
“Desde o início do nosso governo, nosso foco tem sido a gera- ção de empregos. Te- mos conseguido atrair investimentos em uma velocidade que nun- ca aconteceu. Nestes dois anos e cinco me- ses foram mais de R$ 120 bilhões em inves- timentos privados, que estão acontecendo em todo o estado. Com a pandemia, os setores de turismo, cultura e eventos foram muito afetados. Nós estamos planejando uma rápida retomada destes seto- res, na medida em que o processo de vacina- ção avança”, afirmou o governador Romeu Zema.
O secretário de Estado de Cultura e Tu- rismo, Leônidas Olivei- ra, que acompanhou a agenda do governador em Ouro Preto, des- tacou a representativi- dade do município no turismo cultural mineiro e falou sobre os proje- tos desenvolvidos pelo governo, como o Revi- va Turismo, que dará impulso à retomada gradual e segura das atividades turísticas
“Biossegurança, estruturação, marke-
ting e capacitação são os pilares
do nosso pro- jeto de retomada
do tu- rismo. A meta, lançada pelo governador, é criar 100 mil empregos
até o final de 2021 e colocar
Minas Gerais entre os três maiores destinos do país”, afirmou o se- cretário de Turismo e Cultura.
Um dos princi- pais objetivos do Revi- va Turismo é resgatar o setor, um dos mais prejudicados pela crise em função da pande- mia de covid-19, e es- timular toda sua cadeia produtiva, que envolve oficialmente 15 seg- mentos econômicos, segundo critérios do Ministério do Turismo.
O programa vai investir cerca de R$ 17,5
milhões em 2021, por meio de
parcerias público-privadas e pa- trocínios. Em Minas
Gerais, o setor é res- ponsável por cerca de 12% das empresas e quase 8% dos empre- gados formais.
Demandas Em Ouro Preto, Zema se reuniu com representantes de di versos setores da eco- nomia e, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, falou sobre as ações de seu governo para tornar Minas Gerais o estado brasileiro mais atrativo para os empreendedores, com mais competitividade e confiança para se investir,
propiciando o cresci- mento econômico e a geração de emprego e renda.
Em Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, Zema esteve reunido com o prefeito ouro-pre- tano, Ângelo Oswaldo, e demais prefeitos da microrregião.
O governador apresentou alguns dos projetos desenvolvidos pelo seu governo e ou- viu as demandas regio- nais.
Segundo ele, o objetivo destes encon- tros é conhecer de per- to a realidade e os pro- blemas locais.
“Estamos fazen- do uma gestão próxi-
ma das pessoas, da realidade das cidades. Sempre procuro me reunir
com o setor pro- dutivo para ouvir as suas dores,
com prefei- tos e vereadores. Desta
maneira, acabo enten- dendo melhor as ne- cessidades locais para tomar as decisões mais adequadas”, afirmou o governador.
Ouro Branco
Pela manhã, Zema também se reu- niu com o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, para conhe- cer as demandas da cidade. O prefeito des- tacou que o acordo rea- lizado pela atual gestão para o pagamento das dívidas deixadas pelo governo passado, além de manter os repasses de seu governo em dia, tem permitido o reequi- líbrio das contas do mu- nicípio e o planejamen- to dos investimentos em Saúde, Educação e demais setores.
Em Ouro Branco, Zema também fez uma
caminhada para distri- buição de máscaras e conscientização para a prevenção ao coronaví- rus.
“O momento ain- da requer cuidados. É preciso usar máscaras, manter o distanciamen- to social e higienizar bem as mãos, mesmo
aqueles que já se va- cinaram”, lembrou o governador, durante conversa com comer- ciantes e a população sobre os cuidados que ainda devem ser toma- dos.
Fonte: Governo de Minas, Sec. Impren- sa.