“Na mirada da história, Ouro Preto encontra o caminho que leva ao futuro”. Em poucas palavras, o prefeito Angelo Oswaldo resume a temática que conduz as comemorações do próximo 8 de julho.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
A data marca os 310 anos de elevação dos arraiais mineradores à Vila Rica de Ouro Preto. Exposições, sinerata, mostra fotográfica e Inverno Literário são algumas das ações que mostram os ouro-pretanos em sintonia com o futuro, sem se esquecer do passado.
Não por acaso, o tema conversa diretamente com a Revisão do Plano Diretor do Município, em desenvolvimento pela administração municipal e que tem a comunidade como ator principal. Nesse contexto de reflexão necessária ao desenvolvimento do Plano Diretor, a Prefeitura apresenta a mostra fotográfica “Espelho da Memória”. Trata-se de uma exibição de fotos antigas da cidade, de autoria de Luiz Fontana, para trazer à tona as lembranças de paisagens e tradições da Cidade Patrimônio Mundial, colocadas ao lado da Ouro Preto de agora, registrada pela câmera da fotógrafa Ane Souz. Realizada pela equipe da Prefeitura, a mostra tem parceria da Câmara Municipal, Universidade Federal de Ouro Preto e Ouro Preto Luz, além de contar com patrocínio da Hindalco Brasil.
Outra tradição resgatada em 2021 é o toque dos Sinos das Igrejas da cidade, tradicional forma de comunicação e homenagem que foi registrada pelo Iphan como patrimônio cultural imaterial do Brasil em 2009. Neste ano, além de homenagear a cidade, os sinos também homenagearão os profissionais de saúde, que arduamente trabalham no combate à pandemia da COVID-19.
Além disso, outras atividades são planejadas para a data, como o Inverno Literário e a tradicional missa em Ação de Graças que, em razão da pandemia, terá número de fiéis limitados na Basílica da Pilar limitado, mas será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Ouro Preto .
Confira a programação completa no site ouropreto.mg.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.
O Plano Diretor: Construído com ampla participação popular, o Plano Diretor propicia o desenvolvimento do município no eixo sócio-econômico e físico, equilibrando interesses dos moradores e da iniciativa privada com direitos coletivos, como a preservação do patrimônio cultural e ambiental. Em outras palavras, é uma ferramenta para organizar o crescimento e o funcionamento da cidade, definindo as diretrizes de uso e ocupação do solo.
Superintendência de Atos, Chancelaria e Memória