Procissão das Almas’, de Mariana, encerra projeto virtual do Sesc
    A “Procissão das Almas” de Mariana acontece desde 1850 e é única no Brasil: mistura folclore com religião, fé e duas lendas, que são encenadas no cortejo. Foto: Andrea Goldschmidt

    Nesta quinta-feira (08/07), às 19h30, no YouTube, o bate-papo do ‘Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular’ será sobre o folclórico e misterioso cortejo, único no país

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    O Sesc Ribeirão Preto apresenta nesta quinta-feira (08/07), às 19h30, no canal do YouTube (YouTube.com/sescribeirao), a última live do projeto virtual “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”. O bate-papo ao vivo sobre a folclórica “Procissão das Almas”, de Mariana (MG), na região Sudeste do país, será mediado pela produtora cultural Vandreza Freiria, com a participação de Hebe Rola (professora emérita, pesquisadora e promotora da cultura marianense), de Lucas Carvalho (artista e professor universitário) e da fotógrafa paulista, produtora audiovisual e curadora do projeto Andrea Goldschmidt.

    Participam do encontro virtual a professora e pesquisadora Hebe Rola (Foto: Ailton Fernandes), o artista e professor Lucas Carvalho, a fotógrafa paulista e curadora do projeto Andrea Goldschmidt e a produtora cultural Vandreza Freiria (da esquerda p/ a direita)

    A “Procissão das Almas” de Mariana é única no Brasil. Desde 1850 ela acontece durante a Semana Santa, na noite de sexta-feira da paixão, mais exatamente às 00h05 do Sábado de Aleluia. Vultos brancos perambulam pelas ruas do centro histórico da cidade durante a madrugada. São almas que rezam por outras almas. Com orações, cantos e trajes, a procissão mistura folclore com religião, fé e lendas.

    “Não precisamos saber quem são aquelas pessoas que passam em procissão. Seus rostos e corpos não precisam ser vistos. De acordo com uma das lendas da região, não se deve nem espiar a sua passagem, sob o risco de morte para quem fizer isso. Jogam penas de galinhas ao vento. Possivelmente com pena daqueles que morreram. Ou pensando nas penas às quais podem estar sendo submetidos ‘do outro lado’ por seus pecados terrenos não confessados antes da morte”, diz Andrea Goldschmidt, que já registrou 38 festas populares e manifestações culturais e religiosas, em 13 estados diferentes.

    Duas lendas deram origem ao cortejo e são encenadas na procissão. A primeira delas é sobre uma senhora chamada Maricota de Todos os Santos, muito maledicente, que vivia na janela de sua casa vigiando a vida alheia. Com calos nos cotovelos de ficar debruçada na janela, ficava observando quem ia e quem vinha. A outra lenda é de uma senhora que trabalhava ajudando o padre.

    Para cada lenda, existe um canto: “reza mais, reza mais, reza mais uma oração; reza mais, reza mais pra alma que morreu sem confissão” e “reza mais, reza mais, reza novena e trezena; reza mais, reza mais pra alma que morreu sem cumprir pena”.

    Todo o enredo, os cantos e as curiosidades serão abordados no encontro virtual, que tem como base a fotografia artística de Andrea, sempre acompanhada de convidados locais da região: oportunidade de conhecer um roteiro de turismo cultural. Na live, os internautas podem interagir mandando perguntas e ficar por dentro dos bastidores desta misteriosa procissão.

    “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular” teve início em 20 de maio com o objetivo de estimular os participantes a fazer uma viagem virtual e encontrar um novo universo de referências culturais de um Brasil plural. O projeto integra uma iniciativa do Sesc São Paulo, denominada “Outras Viagens”, em que os temas do turismo e das viagens são abordados em atividades sem deslocamento dos participantes.

    Com as restrições impostas pela pandemia, o Sesc Ribeirão vem se dedicando ao planejamento de atividades virtuais seguindo os princípios da educação pelo turismo e para o turismo. “Durante sete semanas, o projeto se tornou uma oportunidade de viajar sem sair de casa, conhecer o nosso país de norte a sul, por meio das tradicionais festas populares e suas manifestações. Os encontros instigaram o desejo de visitar presencialmente os locais abordados e a reflexão sobre a atividade turística, seus impactos e questões éticas envolvidas nas viagens, além do contato com esse rico e diversificado patrimônio cultural e imaterial”, diz Vitor Hugo Vieira, turismólogo e programador do Sesc Ribeirão.

    Convidados – ‘Procissão das Almas’ de Mariana

    Hebe Rola

    Professora emérita da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), pesquisadora, defensora e promotora da cultura e do folclore de Mariana (MG). É membra da Academia Marianense de Letras, Academia Feminina Mineira de Letras e Embaixadora do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz. Autora de livros de literatura infantojuvenil, contos, poemas e ensaios, criou e continua a coordenar a Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana – projeto de Extensão da UFOP, que tem o objetivo de ensinar literatura para os jovens da cidade. Atualmente, aos 90 anos, preside a Casa de Cultura de Mariana, sendo uma das responsáveis por preservar e manter a tradição da “Procissão das Almas”.

    Lucas Carvalho

    Professor do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros), responsável pela subárea de Teoria da Arte. É formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG e Mestre em Artes pela EBA-UFMG. Já realizou diversas exposições individuais e coletivas e possui 8 livros publicados, de contos, poemas e quadrinhos. É criador e coordena o projeto de extensão “Cozinha Gráfica”, que tem o objetivo de democratizar conteúdo sobre arte e cultura popular pela internet, tendo gerado a exposição “Catopê Contemporâneo”, referente ao patrimônio imaterial do Congado montes-clarense, e o registro vídeo-documental da “Procissão das Almas” de Mariana.

    Andrea Goldschmidt

    Administradora de empresas, com mais de 20 anos de atuação como executiva nas áreas de marketing e sustentabilidade. Desde 2014 se dedica profissionalmente à fotografia de festas populares brasileiras, tendo registrado até o momento 38 festas, em 13 estados. Nos últimos meses, sem poder viajar por causa da pandemia, Andrea vem se dedicando a experimentos que utilizam as técnicas de cianotipia, bordado sobre fotografia e à criação de jogos que estimulem, especialmente nas crianças, o interesse pela rica cultura popular brasileira. Seu trabalho pode ser visto no site www.festasbrasileiras.com.br.

    SERVIÇO

    Projeto: Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular

    Tema: ‘Procissão das Almas’, de Mariana (Minas Gerais) – Região Sudeste

    Curadora: Andrea Goldschmidt, fotógrafa e produtora audiovisual

    Mediadora: Vandreza Freiria, produtora cultural

    Convidado: Hebe Rola (professora emérita, pesquisadora e promotora da cultura marianense) e Lucas Carvalho (artista e professor universitário)

    Data: quinta-feira, 08 de julho

    Horário: 19h30

    Local: Canal do YouTube do Sesc Ribeirão – https://www.youtube.com/watch?v=ukhETMsLB70

    Veja mais: https://www.festasbrasileiras.com.br/procissao-das-almas