Em Cachoeira do Campo, alunos foram certificados no modelo drive-thru, no último sábado, 10/07
O 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), o “Sentinela da Região dos Inconfidentes” formou 311 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), na modalidade à distância, no primeiro semestre de 2021, em Ouro Preto (MG).
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, adaptou o PROERD para o ensino remoto, denominado PROERD em Casa. Devido à pandemia causada pela COVID-19, o conteúdo que seria ministrado nas escolas foi convertido para a versão de vídeo aulas. As 10 lições de cada série do PROERD em Casa são acessadas pelos estudantes no canal no Youtube da PMMG Mirim e possuem tradução em Libras. Cada turma participante neste novo formato possui um grupo no aplicativo Whatsapp para debate e estudo.
O Sargento PM Juliano Gonçalves ministrou as aulas do PROERD em Casa para 203 (duzentos e três) estudantes da Estadual Dom Velloso, E. E. Marília de Dirceu, E. Municipal São Sebastião – na sede de Ouro Preto (MG) – e da E. E. José Leandro (no distrito Santa Rita de Ouro Preto) e E. M. Major Raimundo Felicíssimo (no distrito Amarantina). A certificação dos alunos foi emitida e enviada de forma digital.
Já o Cabo PM Saulo Soares aplicou o PROERD na modalidade virtual, mas com aulas on-line, por meio da plataforma Google Meet, para 108 alunos da E. E. Nossa Senhora Auxiliadora, em Cachoeira do Campo, outro distrito ouro-pretano. A Formatura dos estudantes foi promovida na tarde do sábado, dia 10 de julho/2021, no modelo drive-thru, com entrega dos certificados realizada pelos Sargento PM Juliano Gonçalves e Cabo PM Soares, e pela Diretora da Escola, Wanir Rocha, assim como o vice-diretor, Wander Ferreira, e as professoras Neusa, Cláudia, Valéria e Nilda – as quais acompanharam o desenvolvimento do Programa neste semestre. 87 (oitenta e sete) formandos foram receber seus certificados, junto aos pais, no evento que seguiu os protocolos sanitários relativos à prevenção à Covid-19. “O PROERD é de grande importância para a comunidade escolar. Temos essa parceria com a Polícia Militar há um tempo, com o PROERD trazendo pontos muito positivos na formação dos alunos”, analisou o vice-diretor Ferreira.
Para Carla Carvalho, mãe da Ana Lívia C. Rodrigues, de 11 anos, aluna da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, sua filha “aprendeu bastante sobre cidadania com o PROERD e sobre escolhas durante a vida e suas consequências”. De acordo com a mãe da estudante, as lições do Programa ajudaram sua família também, uma vez que o papel dos pais e responsáveis de educar foi complementado como um trabalho em equipe com a escola e o PROERD. Além dos certificados, foram distribuídos pequenos frascos de álcool em gel com o emblema do PROERD parabenizando os formandos. O PROERD aplica as lições de prevenção às drogas e à violência para crianças e jovens estudantes, por meio de três pilares de trabalho: a Escola, a Polícia e a Família. ALCO – Assessoria Local de Comunicação Organizacional do 52º BPM