Hoje (13/7), às 15h, na sede do Arquivo Público Mineiro (APM), em Belo Horizonte (Av. João Pinheiro, 372), haverá mais uma entrega de documentos históricos apreendidos com apoio da instituição e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
A entrega terá a presença da diretora do APM, Luciane Andrade Resende; da equipe técnica do Arquivo; do Coordenador das Promotorias de Proteção do Patrimônio Cultural, promotor Marcelo de Azevedo Maffra; além de técnicos do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Os documentos estavam sendo leiloados em São Paulo, em 30/4, quando foram apreendidos, e passarão por análise para que seja confirmada sua origem. Acredita-se que são referentes à Revolta da Fumaça, também conhecida como Sedição de Vila Rica, de 1833, e foram expedidos pela então Presidência da Província de Minas Gerais para a Vila de Lavras durante a revolta. Após comprovada a autenticidade por técnicos do APM, serão destinados à Câmara Municipal de Lavras. O APM terá a custódia até o retorno definitivo.
A ação é um desdobramento da Operação Páginas Históricas, coordenada pelo MPMG, que tem contado com o apoio do Arquivo Público Mineiro na identificação de documentos públicos que estejam sendo comercializados.