A Fundação Renova vai destinar até R$ 7,8 milhões em recursos para o Projeto de Incentivo à Leitura nos municípios da bacia do rio Doce atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Cada cidade que aderir à iniciativa deverá montar um plano, que pode chegar a um orçamento de até R$ 200 mil, para revitalização de bibliotecas públicas, aquisição de livros, equipamentos, melhorias de infraestrutura e treinamento de profissionais.
O orçamento do projeto será utilizado exclusivamente para aquisição, pela Fundação Renova, dos itens estabelecidos nos planos desenvolvidos, e não haverá repasse de recursos para os municípios. Os servidores ligados à gestão e ao desenvolvimento de atividades nas bibliotecas públicas dos municípios serão capacitados para construir os planos. A entrega dos itens ocorrerá a partir do segundo semestre de 2022. Os valores fazem parte dos recursos compensatórios da Fundação Renova, voltados à melhoria na qualidade de vida das comunidades. “Esse projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, graças ao fortalecimento de um equipamento cultural. As atividades desse projeto também valorizam e capacitam quem atua nas bibliotecas municipais, com ferramentas, informações e conceitos para que possam aplicar no dia a dia. Com isso, haverá uma contribuição na formação do cidadão. Queremos que essas cidades tenham acesso aos livros, a profissionais capacitados e a um ambiente adequado para estimular a leitura”.
Daniela Terra dá detalhes sobre como essa iniciativa trará benefícios às cidades atingidas e impactará na qualidade de vida dos moradores