A Universidade Federal de Ouro Preto, a partir de novembro, oferecerá o Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico Raciais: História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. O curso tem duração de 18 meses e será ofertado na modalidade semipresencial, com três encontros presenciais, no Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD), no Morro do Cruzeiro, Bauxita, Ouro Preto.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
A reserva de vagas destinadas a professores da rede municipal de ensino de Ouro Preto e João Monlevade tem por objetivo qualificar os docentes das cidades que possuem campi da Ufop. A coordenadora da Casa do Professor, Cláudia Pereira, explica que, ao fazer a inscrição, os professores deverão encaminhar junto à documentação de inscrição no processo seletivo um documento que comprove o vínculo com a Secretaria Municipal de Educação, como contracheque ou declaração da escola.
O objetivo do curso é promover a educação para as relações étnico-raciais no âmbito da educação básica, visando a promoção de práticas pedagógicas que tenham a história e cultura africana e afro-brasileira e indígena como pilares para a promoção da igualdade racial. Serão ofertadas 60 vagas, 29 vagas para ampla concorrência, 10 vagas para candidatos autodeclarados negros, pretos e pardos, 10 vagas para professores da rede municipal de Ouro Preto, 10 vagas para professores da rede municipal de João Monlevade e 01 vaga para pessoa com deficiência.
As inscrições serão gratuitas e devem ser realizadas no Formulário Google, disponível no edital publicado no site da CEAD (http://www.cead.ufop.br/) entre os dias 23 a 31 de agosto, podendo se inscrever professores da rede municipal de ensino de Ouro Preto e João Monlevade e candidatos que possuam diploma em Licenciatura ou Declaração emitida por Instituição de Ensino que afirme que o aluno estará apto a concluir o curso de graduação antes da data da matrícula neste curso.