Danilo Brito secretário de Saúde de Mariana disse que : “È apenas uma questão de tempo para a variante Delta chegar em Mariana e outras cidades.”
Minas Gerais já registra onze casos da variante Delta do coronavírus, e oito suspeitos, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES). Itabirito é uma delas e com a volta às aulas contágio pode se dar mais rapidamente.
Cidades com casos confirmados da variante Delta:
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de Minas, para minimizar o risco de disseminação, a SES realiza monitoramento dos casos confirmados e contatos, além do apoio técnico junto às Secretaria Municipal de Saúde e Unidades Regionais de Saúde para obter mais informações para a investigação epidemiológica.
Já ouvimos essa mesma conversa do Governo do Estado durante o início da pandemia ! O que ficou comprovado é que pandemia tem esse nome não é à toa ! Espalha mesmo com todas precauções !
Entenda as variantes:
Desde que passamos a sofrer os efeitos da pandemia do coronavírus , também chamada de Covid-19, ou ainda gripe da China, em março de 2020, esse vírus passou a apresentar devido ao tempo de contato modificações adaptando-se, então chegamos nas chamadas ” variações no seu genoma”, tornando-se diferente do coronavírus original, recebendo nome de variantes.
E como temos nosso passado ligado a herança cultural dos gregos e romanos, os cientistas ocidentais passaram a dar nome de letras do alfabeto grego para identificar e diferenciar essas variantes. Agora temos as variantes: Alfa, Beta, Gama, Delta, Epsilon, Eta, Iota, Kappa e Lambda.
O cientistas afirmam em estudos que vacina pode proteger você de todas. Vacine-se ! Apenas com vacinação ampla podemos voltar a normalidade !
De acordo com o infectologista Unaí Tupinambás, membro do Comitê de Enfrentamento à Pandemia de BH, em entrevista ao jornal Hoje em Dia dia 11 de agosto, a variante Delta é mais agressiva nas pessoas que não foram vacinadas, algo que já é visto nos Estados Unidos e no Reino Unido. Com a campanha de imunização avançando, ele prega cautela sobre um novo cenário no Brasil.
“A expectativa é de que vão aumentar os casos de Covid nas próximas semanas, mas não sabemos o impacto disso na assistência hospitalar e na mortalidade”, disse o médico infectologista Unaí Tupinambás, membro do Comitê de Enfrentamento à Pandemia de BH
ITABIRITO : A Secretaria de Saúde de Itabirito confirmou o primeiro caso da variante delta do coronavírus. A informação veio por meio de uma amostra analisada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
O boletim epidemiológico de 10 de agosto, informa que “uma pessoa que teve sintomas por volta do dia 20 de julho, foi atendida e colhido PCR, que entrou na amostra da Funed para genotipagem “.
O boletim ainda informa que a pessoa já se recuperou e não viajou nos últimos três meses. “Um de seus contatos está com sintomas gripais leves, sendo testado hoje. É o primeiro confirmado de Covid por variante Delta em Itabirito, e é considerado não importado (transmissão comunitária)”, explica.
O boletim ainda alerta que a cidade está na Onda Verde do Plano Minas Consciente, sendo “necessário maior ponderação sobre realização de eventos, shows e outras situações que possam facilitar disseminação”.
Porém contraditoriamente Itabirito anuncia volta as aulas, o que irá expor as pessoas a aglomeração por longo período de tempo, considerando ainda que os professores nem estão totalmente vacinados com as duas doses.
Mariana : Danilo Brito secretário de Saúde de Mariana disse que : “È apenas uma questão de tempo para a variante Delta chegar em Mariana e outras cidades.”
Sr. Danilo Brito disse ainda que o aumento da vacinação pode ser eficaz também contra as variantes, apesar de ser um assunto muito novo e em análise, mas as vacinas A, B ou C podem ser eficazes contra as variantes.
“Prova disso é que hoje, ( 13/08/2021) estamos com 50% da UTI ocupada, ou seja com a ampliação da vacinação as pessoas estão mais protegidas.” Disse.