Rosana Maria Assunção, recebeu uma linda homenagem com seu nome destacado na Casa Rosa, centro de referência de saúde da Mulher.
Rosana foi coordenadora do sistema de informação da Secretaria de Saúde e em 20 anos foi fundamental nos processos de implantação e desenvolvimento do sistema único de saúde em Mariana e região.
Ela também deixou seu nome marcado em projetos sociais como a Pastoral da Criança, a Comissão Arquidiocesana de Mulheres de Mariana, o Projeto Desperta Cidadão e participou ativamente da criação da Escola de Fé e Política Dom Luciano, reconhecida pela CNBB.
Filho da homenageada, Ícaro Costa, se emocionou com a homenagem e conta como sua mãe foi exemplo de força e dedicação.
“Ela foi uma excelente mãe, avó, profissional dedicada, eu me sinto pequeno diante de tantas coisas que minha mãe fez para a comunidade. Espero que sua trajetória seja um exemplo para toda a comunidade, que a gente sempre pode fazer mais pelo próximo”.
O Centro de Referência de Saúde da Mulher – Rosana Assunção foi inaugurado na quarta-feira passada.
O local será um serviço de porta aberta, onde todas as mulheres que buscarem atendimento serão acolhidas pela enfermagem e direcionadas ao serviço necessário dentro do centro. E também atuará em conjunto com a atenção primária, integrando o serviço em ações de prevenção e promoção à saúde da mulher, por meio de um fluxo de encaminhamento das Unidades Básicas ao Centro de Referência.
O atendimento será multidisciplinar e terá várias especialidades, como: ginecologia, obstetrícia, mastologia, atendimento de enfermagem, psicossocial, acompanhamento nutricional, fisioterapia e ultrassonografia.
Para Laura Marchetti, uma das médicas que irá atuar no atendimento das mulheres, um espaço como a Casa Rosa é muito importante para a melhoria nos serviços médicos voltados ao público feminino. “Ter um local que a mulher se sinta acolhida, tenha um atendimento voltado às suas necessidades é um grande ganho para a cidade. Espero poder corresponder e atender bem todas que precisarem dos nossos serviços”.
A Casa Rosa contará com programas internos que organizarão os fluxos e divisões de atendimentos, como:
Viva Mulher – Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero: As pacientes são encaminhadas ao programa pela triagem interna da Casa, que é realizada pela enfermagem. Fazem parte do programa, os exames ginecológicos, mamografia e ultrassonografia.
Planejamento familiar: Por meio deste programa é realizada a inserção do diu e finalização do processo para laqueadura.
O planejamento familiar é feito por demanda espontânea. Também são oferecidos métodos contraceptivos de acordo com a necessidade de cada mulher e orientação sobre as DST, saúde sexual e reprodutiva.
Programa de Aleitamento Materno: O programa atua na orientação e conscientização sobre a amamentação. A mãe que estiver com dificuldade na amamentação pode procurar a Casa para receber as orientações necessárias.
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, de 07h às 16h, à rua Dom Viçoso, 217, Centro.
(Fonte: PMM)