A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, investiu recentemente na aquisição de dois equipamentos de laser para tratamento odontológico especializado de pacientes pós-Covid-19 e outras doenças bucais.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos federais pelo valor total de R$ 7.266,50 e estão sendo utilizados no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO para recuperação do paladar de pacientes que foram infectados.
O laser também poderá ser utilizado pelos fonoaudiólogos da rede municipal de saúde para recuperação da deglutição de pacientes infectados com o vírus e que precisaram ser intubados por longo período.
Acesso ao tratamento
O paciente que tenha sido diagnosticado com Covid-19 e apresente queixas de falta de paladar após 21 dias de confirmação da doença e dificuldade de engolir devido à intubação deve procurar a UBS de referência para que a situação seja avaliada e encaminhada ao Centro de Especialidades Odontológicas.
Outros procedimentos
O laser auxiliará também no tratamento de pacientes submetidos a quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço que apresentarem mucosite oral, bem como de outras patologias bucais, como herpes, aftas, cândida oral e parestesias. Anteriormente, alguns desses tratamentos eram realizados na Santa Casa, em Belo Horizonte, ou de forma particular.