Projeto traz benefício ao pequeno e médio produtor rural
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Na última sexta, 03, a Prefeitura de Mariana, junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural, lançou o Programa de melhoramento genético, que busca fortalecer o pequeno e médio produtor rural do município. A iniciativa é voltada tanto ao gado de corte, quanto ao de leite e tem como benefícios os serviços de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e transferência de embrião, por meio de técnicas evolutivas de reprodução e fertilização In Vitro em laboratório (FIV). No evento, os responsáveis pela empresa Gestão Pecuária, responsável pela prestação de serviço, apresentaram aos convidados todos os benefícios e procedimentos de ambas biotecnologias que possuem grande impacto na produção do gado.
Além do lançamento do programa de melhoramento genético, o evento contou também com a apresentação de um projeto voltado à produção de alimentos para bovinocultura, que objetiva o aumento na produção de nutrientes presentes na alimentação dos gados, que garante maior eficiência e sustentabilidade na propriedade rural.
Thiago Celso da Cruz, servidor da secretaria, apresentou e explicou aos convidados as ações já realizadas pela secretaria, como amostragem de solo, Patrulha Agrícola, Compra Conjunta de Fertilizantes e Transportes de Insumos. Com a busca crescente de fortalecer o trabalho do produtor rural, ele afirmou: “O nosso intuito é que os produtores cheguem ao ponto de serem autossuficientes na produção de alimentos, só assim eles vão conseguir manter e ficar na atividade e dar sequência na sucessão familiar”.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural reconhece as dificuldades desse meio e como cada programa é fundamental para dar andamento aos trabalhos, como o ato de examinar o solo e possíveis correções, aração de terras, plantio e demais ações em favor do médio e pequeno produtor, principalmente daqueles que não tem condições financeiras. Nesse caso, a equipe trabalhará no fomento do auxílio na compra de semente e adubo.
Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF
Realizado com o objetivo de sincronizar a ovulação, a inseminação acontece por meio de uma sequência de aplicação de hormônios, através de uma mão de obra especializada e equipamentos próprios, como também infraestrutura e treinamento para os procedimentos. A ação traz inúmeros benefícios aos produtores rurais, dentre eles: o melhoramento genético, a prevenção de doenças transmitidas pelo contato com o touro, a possibilidade de cruzamento entre diferentes raças, o aumento da taxa de procriação, o uso de sêmen sexado, além do custo zero ao produtor, que receberá o sêmen fornecido pela secretaria.
Fertilização In Vitro – FIV
A ação acontece através da fecundação dos oócitos, as células reprodutivas das doadoras pré-selecionadas, dentro de um laboratório. A iniciativa acelera o melhoramento genético, reduzindo o tempo de espera, a estimativa é que por meio da FIV, possa ser gerado um bezerro por semana. Como vantagens, a FIV garante qualidade genética do embrião, melhor aproveitamento das doadoras, grande número de embriões produzidos e ganhos econômicos. A ação será custeada 50% pela prefeitura. É de responsabilidade financeira do produtor a escolha do sêmen e oócitos para a inseminação.
Para mais informações e solicitação do serviço, o produtor deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada no Centro de Convenções – Praça JK, sem nº. Para informações adicionais, ligue: 3558-4173.
Foto: Lívia Maria–
Prefeitura de Mariana