A Câmara Municipal de Itabirito realizou nesta terça-feira (7/9) a Sessão Solene de Concessão de Honrarias. Como já é tradição, o evento foi realizado no dia do Aniversário da Cidade, que completou 98 anos de emancipação política e administrativa. Os participantes tiveram de usar máscaras e houve preocupação com o distanciamento.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Foram condecoradas pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços à comunidade itabiritense, nas seguintes áreas de atuação: educação e defesa da criança e do adolescente, defesa e proteção do idoso, defesa e garantia dos direitos da mulher, proteção e sustentabilidade ao meio ambiente, defesa e promoção dos portadores de necessidades intelectuais, especiais e múltiplas, criação e manutenção de projetos industriais, comerciais e educacionais que contribuíram para o desenvolvimento econômico do município.
Cada vereador fez uma indicação e os nomes foram aprovados pelos demais parlamentares. Confira a lista dos agraciados:
Resolução nº 02, do vereador Anderson Martins, concede a Frederico Ribeiro de Freitas Mendes o Título de Cidadão Honorário. Doutor Frederico é delegado titular da Delegacia de Polícia em Itabirito desde junho de 2020.
Resolução nº 03, do vereador Arnaldo Pereira, concede a Jussara do Carmo Vieira a Homenagem Especial. Jussara dedicou sua carreira à assistência social, atuando no setor público por 20 anos. É coordenadora do Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, da Apae itabiritense, e assistente social da Associação das Obras Sociais da Paróquia de São Sebastião.
Resolução nº 04, do vereador Daniel Sudano, concede a Thays Lana Peneda Simões o Diploma de Mérito Talento Itabiritense. Thays é cantora e fundadora do Grupo Ricercare e do Studio de Ópera Canarinhos.
Resolução nº 05, do vereador Edson Gonçalves Júnior, concede a Juliana de Cássia Braga o Diploma de Mérito Comercial. Durante 20 anos, Juliana fez parte do comércio de Itabirito, com os estabelecimentos Snokeer Bar e a Imobiliária Terras Gerais Imóveis (…). Ficou viúva em 2017, mas seguiu em frente: abriu o Restaurante Alastro, que emprega 12 pessoas. Ela também é voluntária do Projeto Uni Social.
Resolução nº 06, do vereador Fábio Augusto da Fonseca, concede a Maria Rosário de Faria Morais o Diploma de Honra ao Mérito. Maria Rosário ingressou no voluntariado de assistencialismo emergencial, em 2019, na Fraternidade Mensageira da Paz. É membro da linha de frente do “Ação Solidária”, que realiza trabalho de captação de recursos (com doadores anônimos e individuais) para ajuda social.
Resolução nº 07, do vereador Igor Junior da Silva, concede a Otaciliano Luiz Rodrigues da Cunha a Homenagem Especial. Natural de Itabirito, Otaciliano começou a desempenhar seu trabalho social há mais de cinco anos no município, com o intuito de trazer alegria para as pessoas carentes. Ele desenvolveu trabalhos sociais na Apae, a Associação Acender, Casa Lar etc.
Resolução nº 08, do vereador Leandro Silva Marques, concede a Orlando Caldeira o Título de Cidadão Honorário. Orlando se formou em engenharia civil em 1982. Trabalhou em várias empresas, como Vale, Ferrous, Usiminas e MBR. Fez parte do Rotary Itabirito, foi presidente do MDB e é presidente do Cidadania, que o elegeu em 2019, em eleição complementar. Em 2020, foi reeleito prefeito de Itabirito com mais de 16 mil votos.
Resolução nº 09, do vereador Lucas Eduardo Góis Santos, concede a Vanderlúcia Marques da Silva o Diploma do Mérito Educacional. Vanderlúcia já trabalhou na Escola Engenheiro Queiroz Júnior, no Professor Tibúrcio, no ISAP etc. Atualmente, é professora concursada nas Escolas José Ferreira Bastos e Manoel Salvador.
Resolução nº 10, do vereador Márcio Antônio de Oliveira Júnior, concede a Honório Martins da Silva a Medalha Francisco Homem Del Rey. Honório iniciou sua carreira como jogador de futebol aos sete anos, conquistando vários títulos de expressão regional. Contudo, sua maior contribuição para o esporte itabiritense foi como treinador das equipes de base e da equipe principal do União Sport Clube.
Resolução nº 11, do vereador Maximiliano Fortes, concede a Roseanne Silva Brito o Diploma de Mérito Educacional. Roseanne Iniciou sua carreira na extinta Escola Semente do Amanhã. Foi também professora e supervisora da Guilherme Hallais França e professora no Curso Técnico de Magistério na Escola Intendente Câmara. Desde de 2010, atua na Apae de Itabirito como professora e coordenadora pedagógica.
Resolução nº 12, do vereador Paulo César Teixeira, concede a Nilda Ferreira Farnezz Silva a Medalha Ana Amélia Carneiro Mendonça. Nilda é mantenedora do pastel de angu há 26 anos (patrimônio imaterial da cidade). Por anos, participou da diretoria da Associação Comunitária do Munu, em que teve início o Clube de Mães.
Resolução nº 13, do vereador Renê Américo, concede a Dércio Niquini Pinto Júnior o Diploma de Mérito Comercial. O Supermercado Jequeri é uma empresa familiar que atua no comércio varejista, em Itabirito. A gestão da empresa é feita por Dércio Niquini Pinto Júnior, dando sequência ao trabalho iniciado por seu pai, sr. Dércio. Hoje conta com a matriz e duas filiais em Itabirito, e uma em Ouro Preto, gerando emprego e renda para as duas cidades.
Resolução nº 14, do vereador Wellington Danilo dos Santos, concede a Laticínios Novato o Diploma de Mérito Empresarial. Em 2006, nasceu a Indústria Laticínios Novato, no Padre Eustáquio. A empresa conta com uma equipe de 10 funcionários, todos itabiritenses. Produz mais de 24 produtos. O carro-chefe é o canastra (Ouro de Itabirito). O Novato participa de campanhas sociais e ajuda instituições por meio de doações. A empresa doa o soro aos seus fornecedores, ajudando os pequenos produtores.