Prefeitura sanciona lei de distribuição gratuita de absorventes femininos aos estudantes da Rede Municipal de Ensino

    O direito à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos, diante disso, a Prefeitura de Mariana, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Educação, instituiu o Programa Municipal Ciclo Seguro. A medida irá promover a dignidade das pessoas em vulnerabilidade social e econômica, que tenham pouco ou nenhum acesso a absorventes higiênicos.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    O município vai adquirir os absorventes higiênicos e realizará a distribuição para que a pessoa possa ter mais conforto, segurança e tranquilidade. A aquisição do insumo vai gerar um impacto considerável no orçamento de muitas famílias, e também vai garantir a esse público condições básicas para higiene menstrual adequada, contribuindo para a qualidade de vida e reduzindo o risco de doenças e de outros agravos.

    O programa também tem o propósito de viabilizar a informação sobre saúde e higiene menstrual e acesso às políticas e ações educativas, refletindo diretamente na garantia da normalidade do desenvolvimento educacional, evitando o prejuízo à vida escolar, além de promover a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade, possibilitando acesso à informação e educação voltada ao tema menstruação.

    Para garantir que a informação seja levada diretamente a essas pessoas, a Secretaria de Educação irá orientar para que as unidades educacionais promovam rodas de conversas ou outras formas de diálogo para conscientização de discentes acerca dos cuidados com a própria saúde e questões envolvendo o período menstrual.–

    Prefeitura de Mariana