Concurso de marcha movimentou o último final de semana em Mariana

    O final de semana ficou marcado pela 3ª Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador e o Poeirão. O evento aconteceu na Mina Del Rey, foi organizado pela Associação de Amigos do Clube do Cavalo do município, em comemoração pelo terceiro aniversário do clube, e realizado em parceria com a empresa Três Barras, responsável por organizar eventos agropecuários.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    A abertura do torneio aconteceu na tarde de sexta, tendo sequência do concurso de marcha dos cavalos da raça Mangalarga no sábado e finalizado no domingo com o Poeirão, uma prova aberta a todas as raças de cavalo de marcha com ou sem registro. Para participação dos animais foram exigidos exames de AIE, Mormo e atestado de vacinação contra gripe, além disso, o projeto foi aprovado pelo Comitê Gestor de Saúde e todas as medidas de segurança foram tomadas durante as apresentações. No total, o concurso teve 107 animais inscritos, número superior ao das outras edições.

    O evento é uma grande oportunidade para os criadores da raça Mangalarga e para os próprios cavalos, uma vez que a apresentação pode garantir maior valor de mercado ao animal, assim como aos futuros potros. Além disso, o concurso gera oportunidades de troca de conhecimento entre os criadores e expositores do animal.


    Classificação

    No concurso de marcha a classificação é separada em Campeão, que ocupa o primeiro lugar, reserva campeão, como segundo e, o primeiro prêmio, que no pódio  ocupa o terceiro lugar. Segundo Otto Rapalo Mol, um dos jurados presentes neste final de semana, para classificação é observado 6 quesitos na marcha: a distribuição de apoio, onde eles verificam a dissociação e a qualidade do movimento; em segundo, olham a comodidade, montam no animal e veem a maciez e o temperamento. Após isso, verificam também o adestramento, rendimento da passada, estilo e por fim, a regularidade, ou seja, se o animal mantém o tempo todo os quesitos anteriores.

    Para conferir as classificações finais, clique aqui.

    Fotos: Mariana Helena Ferreira e Camila Chaves–

    Prefeitura de Mariana