Mutuo Socorro em Passagem: primeiro sindicato de Minas

    Clique aqui para ler o antigo estatuto

    O primeiro sindicato de Minas Gerais foi em Passagem

    Quem gosta de história ? È importante saber de fatos que foram importante em nosso passado e refletem hoje ! Por exemplo as leis trabalhistas. Para você ter direito a horário fixo de trabalho, férias, licença saúde, maternidade, etc, foi necessário muita briga. E Passagem de Mariana nisso? Quando surgiu a revolução industrial e com ela fábricas, passou a existir a necessidade de organizar o trabalho dos operários que não queriam trabalhar 12 horas por dia, e queriam também um tempo para comer, daí foi criado o horário de almoço. Na Europa as leis trabalhistas começaram a evoluir primeiro, pois foi lá o início da revolução industrial !
    Quando os italianos, ingleses e alemães chegaram em Passagem para trabalhar na Mina de ouro já traziam consigo o uso de muitas leis trabalhistas.
    Os italianos já uniam-se em associações operárias chamadas de “mutuo socorro”, com o objetivo de socorrer os operários, as viúvas, também servir de recreação e espaço para discussão de idéias e reivindicações. Construíram a sede na rua Dom Veloso, local onde depois passou a funcionar o Clube Horizontino, depois Sorisso da Infância, hoje Teatro do Dragão.
    Vem do Mútuo Socorro a criação da banda São Sebastião, incialmente chamada de banda Operaria. No estatuto consta os deveres dos associados , como por exemplo pagar as contribuições trimestrais, ir em sepultamentos dos membros, não causar distúrbios, etc. O estatuto rege até a ordem das discussões. Dessas associações surgiram os sindicatos.

    Contribuição de pagamento de membro do Mútuo Socorro, associação de operários da Mina da Passagem . verso
    Caderneta de contribuição de sócio do Mutuo Socorro Sr. Antenor Rodrigues, cedido ao Jornal O ESPETO por Pascoal Schetinni