A psiquiatra Paula Dione, da Holiste Psiquiatria, comenta a popularização das frases desmotivacionais nas redes sociais
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
As frases anti-coach se popularizaram nas redes sociais. Os perfis com frases desmotivacionais já somam milhões de seguidores em busca de conselhos bem-humorados como: “Durma enquanto eles trabalham”, “Não sabendo que era impossível, foi lá e soube”. No centro deste sucesso, está uma crítica social à ascensão do “coaching” – cuja promessa se baseia em alcançar resultados positivos na carreira, no amor, na saúde, ou em determinada área da vida, a partir da eliminação de crenças sabotadoras.
A psiquiatra Paula Dione, da Holiste Psiquiatria, comenta que não é a primeira vez que se observa o “boom” de teorias de auto-ajuda seguido por um momento de descrédito desse tipo de abordagem. “Vivemos numa sociedade que cultiva o otimismo pouco embasado, que mistura fé com praticamente todos os assuntos e que pouco exercita reflexões mais complexas. Com isso, o sucesso de abordagens superficiais é garantido. A novidade chega com o alcance atual das frases desmotivacionais, que surgiram em reação à positividade vazia, trazendo de volta a lembrança das diversas ironias da vida”, explica.
Otimismo Tóxico e Saúde Mental
De acordo com a profissional, além do humor perspicaz, as frases “anti-coach” oferecem uma pitada de desdém pela mentalidade hiperotimista. “Enquanto o indivíduo permanece na crença de que a intenção de um mundo melhor será suficiente para transportá-lo para essa realidade, o risco de decepção é grande, pois fica-se ao sabor da sorte (ou do azar). Às vezes é preciso ouvir de alguém que a vaca está a caminho do brejo, justamente para que possamos salvá-la. Acompanhados de um profissional de saúde mental, é mais viável fazer esse resgate”, explica a psiquiatra.
Entre as abordagens motivacionais e desmotivacionais, há a necessidade de cuidar da saúde mental. Segundo Paula Dione, o indivíduo precisa buscar o olhar mais realista sobre o que de fato está impactando o comportamento no cotidiano e, nesse sentido, a ajuda profissional do profissional de saúde mental é diferente do trabalho de conselheiro.
“O terapeuta não é coach, não é conselheiro, não resolve e nem promete resolver os problemas do paciente. O ato terapêutico, que pode ser exercido por um médico, psicólogo ou outro profissional de saúde, é aquele que ajuda o indivíduo a compreender o seu funcionamento em uma perspectiva mais ampla, abrindo espaço para as mudanças necessárias para viver melhor”, finaliza.
Para saber mais sobre cuidados e tratamentos de Saúde Mental, acesse: https://holiste.com.br/
Sobre a Holiste
A Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, criada há 20 anos pelo médico psiquiatra, Dr. Luiz Fernando Pedroso, sediada em Salvador, Bahia, com atendimento nacional. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), dispondo sempre de estrutura e tecnologia de ponta.
A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br.