Por Aline Quissak
Ingredientes:
• 8 tâmaras Jumbo (retirar o caroço)
• 3 col. de sopa de farinha de amêndoas ou de coco ralado
• 2 col. de sobremesa de cacau em pó 100℅ de boa qualidade
• 1 col. de sopa de extrato de baunilha
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no processador até virar uma massa fácil de moldar. Ela vai “descolar” e virar uma massa lisa e redonda – esse é o ponto. Enrole tipo brigadeiro e passe no cacau, no coco ralado ou em lascas de amêndoas.
Tempo de preparo: em média 20min.
Porções: rende 10 trufas pequenas.
Dica da nutri: um bom horário de consumo para obter os benefícios terapêuticos é sempre após do almoço. Vale lembrar que as trufas duram até dez dias se conservadas na geladeira.
Benefícios terapêuticos: As tâmaras são uma fonte doce sem que a gente precise usar açúcar, apesar de ter um nível maior de carboidratos – o que interfere em pessoas com diabetes ou em processo de emagrecimento –, a sinergia dessa receita diminui e muito o índice glicêmico, ou seja, o pico que o carboidrato daria normalmente quando ingerida sozinha não acontece. Elas também têm propriedades revigorantes, energéticas, diminuem o cansaço e ajudam a relaxar a musculatura, já que ela é rica em potássio. Quando feita a união com a farinha de amêndoas (alimento rico em vitamina E), diminui-se também as inflamações causadas pelo estresse. Já o cacau, um dos alimentos mais antioxidantes que existe, atua diminuindo o cansaço, melhora a depressão, além de melhorar a saúde cardiovascular e a diabetes. Por fim, mas não menos importante, o extrato de baunilha entra para dar mais sabor e ainda ajuda no estresse.
Sobre Aline Quissak
Aline Quissak é nutricionista com especializações no Canada e Estados Unidos, pesquisadora científica em alimentos terapêuticos aplicados tanto na saúde quanto em doenças. É especialista em nutrição genética, pacientes críticos, oncologia, psicologia da nutrição e alimentação funcional. Para mais informações acesse suas redes sociais @nutri_secrets.