Lançamento de novo terminal rodoferroviário ampliará competitividade da indústria de fertilizantes em Uberaba

    Início das obras, com o lançamento da pedra fundamental, ocorreu nesta terça-feira (9); TFER terá capacidade de movimentar 1 milhão de toneladas e oferece opção logística mais eficiente e sustentável para o agronegócio

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    Nesta terça-feira (9) foi lançada a pedra fundamental do Terminal Rodoferroviário de Fertilizantes de Uberaba (TFER), um projeto multimodal integrado, fruto de uma parceria entre a VLI, a Construtora Terraço e a Link Logistic Group. O objetivo é ampliar a competitividade das indústrias de fertilizantes de Uberaba, dando mais um passo para consolidar a região como um dos maiores centros produtores do país. O novo projeto possui investimentos combinados previstos na casa de R$130 milhões.

    Todos os anos, saem da região de Uberaba cerca de 7 milhões de toneladas de açúcar, milho, soja e farelo com destino ao Porto de Santos. “Com essa nova operação, os trens descerão carregados com grãos e retornarão com fertilizante, gerando economia na operação logística e aumentando a competitividade do setor produtivo para o agronegócio”, afirma Juliano Silva, diretor de logística da Link.

    Para Juliana Telles, gerente comercial de Fertilizantes da VLI, a parceria exemplifica o compromisso da companhia com o desenvolvimento de estratégias singulares para atender às necessidades de cada cliente e localidade. “O fomento à industrialização do triângulo mineiro é uma prioridade para a VLI e o novo terminal ampliará ainda mais a competitividade da cadeia agro na região”.

    O TFER integrará o Distrito Industrial da cidade com o Porto de Santos. A solução logística trará ainda mais competitividade aos produtores de fertilizantes locais, que poderão ampliar a participação no mercado brasileiro do agronegócio. Uberaba é hoje o segundo maior distrito produtor de fertilizantes do país.

    Além de otimizar os fluxos logísticos, o projeto proporciona mais segurança ao transporte das cargas e menor emissão de CO², uma vez que a ferrovia é modal mais eficiente e sustentável para longas distâncias.

    O terminal, que terá capacidade de movimentar 1 milhão de toneladas, ampliará ainda os investimentos e a expansão do agronegócio em Minas Gerais, atendendo à crescente demanda da região do Triângulo Mineiro, além de ajudar na distribuição de fertilizantes por todo país.

    Expansão ferroviária

    O investimento ocorre quando o Brasil planeja dobrar, em 10 anos, a participação das ferrovias no transporte de cargas. A ideia é que 40% do transporte seja feito por meio dos trilhos. Para atingir essa marca, o governo federal espera que sejam investidos mais de R$ 90 bilhões por meio da MP 1065 /2021.

    “Hoje, 62% do transporte no Brasil é feito por meio de rodovias, 21% por ferrovias, 13%, por água e 4% distribuídos pelos demais modais de transporte. A Link sempre teve o DNA ferroviário. A maior parte dos projetos dos nossos terminais é rodoferroviária e o plano é expandir essa atuação nos próximos anos, oferecendo soluções mais sustentáveis e econômicas aos produtores nacionais”, completa Silva.