Câmara de Ouro Preto institui programa de incentivo à doação de sangue entre seus servidores

    Durante a 78ª Reunião Ordinária de 2021, realizada na última terça-feira (16), foi aprovado o Projeto de Resolução Nº 345/2021, que autoriza o Poder Legislativo Municipal a criar e implantar o Programa de Doação de Sangue, que se destina a incentivar a doação de sangue entre os servidores públicos municipais da Câmara Municipal de Ouro Preto.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui


    Através do Projeto, de autoria dos vereadores Luiz Gonzaga do Morro (PL) e Matheus Pacheco (PV), fica definido que a Câmara Municipal promoverá campanhas de estímulo à doação de sangue com o objetivo de esclarecer dúvidas dos servidores, bem como estimular o ato.

    Também fica definido que o servidor público da Câmara Municipal poderá doar sangue em qualquer hemocentro, hospital ou clínica da região, sendo necessário a emissão de documento comprobatório por parte da instituição de saúde. 

    Além disso, o servidor que doar sangue de forma voluntária e regular por pelo menos duas vezes a cada ano, além de ter justificado o dia em que se ausentou do serviço para a doação de sangue, receberá uma folga do serviço de um dia em cada 12 meses de trabalho.

    Segundo Luiz Gonzaga, a iniciativa visa promover a fidelização de doadores nos centros de coleta sanguínea. “Aprovamos esse projeto como forma de contribuir com os Hemocentros de nossa região, para que eles possam atender as necessidades e consigam manter os seus estoques em níveis seguros para oferecer à população atendimento imediato. Doar sangue salva vidas!”, ressaltou. 

    Além do Projeto, foi aprovada a Indicação Nº 606/2021, de autoria do vereador Matheus Pacheco (PV) e encaminhada ao Executivo Municipal, solicitando um estudo de possibilidade de criação de um programa de incentivo à doação de sangue para os servidores da Prefeitura. “Neste momento a Câmara está efetivando todo o projeto, de modo a torná-lo uma realidade. A doação de sangue é um ato necessário que salva vidas, portanto, estimular essa prática dentre os servidores públicos com toda certeza resultará em vidas sendo salvas”, apontou

    A servidora Elizabeth Chades achou o projeto louvável e contou sobre uma experiência com doação de sangue. “A minha filha passou por um transplante de emergência, precisando de muito sangue. Foi uma experiência muito próxima, muito tocante. A demanda por sangue é muito forte, por isso acho louvável o incentivo à doação”, disse. Câmara Municipal de Ouro Preto