Livro Lafayette Rodrigues Pereira – Jornada pelo Brasil é lançado na Casa de Gonzaga

    Por Túlio Dutra Fotos: Neno Vianna

    Foi lançado no dia 19 de novembro, na Casa de Gonzaga, o livro “Lafayette Rodrigues Pereira, Jornada pelo Brasil”.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    A obra é resultado de pesquisas do grupo Lesma, Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, juntamente com parceiros regionais e nacionais. Por meio do programa Caminhos de Conselheiro Lafaiete, os pesquisadores percorreram a trajetória intelectual e política desse grande personagem. A publicação da obra contou com o aval do Fundo Estadual de Cultura – FEC e inclui as principais cidades mineiras onde o jurista passou:  Conselheiro Lafaiete que é a cidade sede do programa, Queluzito, Prados, Congonhas, Ouro Preto e Belo Horizonte.

    O livro, que estava à venda no dia do lançamento, foi doado para escolas municipais, estaduais e particulares de Ouro Preto e para os parceiros culturais do Lesma. O evento contou também com apresentações dos músicos Evado Arerê e Erivelto Couto e do artista plástico Tunico dos Telhados.

    O prefeito Angelo Oswaldo falou sobre a relação de Lafayette com Ouro Preto e da importância desse lançamento na cidade. “Uma biografia ilustrada do Conselheiro Lafayette, que dá nome a nossa cidade vizinha, foi lançada aqui na Casa de Gonzaga pelo Lesma, grupo cultural muito ativo. Esse livro mostra que o protagonista foi promotor de justiça em Ouro Preto no início de sua carreira, que o levou aos cargos mais elevados do Império e da República. As escolas municipais e estaduais da cidade e a nossa Biblioteca Pública Municipal receberam um exemplar, isso irá fomentar o acesso a essa bela história”.

    Quem falou em nome do grupo cultural Lesma, foi Osmir Camilo Gomes, coordenador de pesquisas do livro. Ele destacou a saga para construção da obra e falou dos caminhos que o exemplar percorrerá pelo Brasil. “O livro foi feito durante 12 anos, fizemos pesquisas no Ceará, Maranhão, São Paulo e Rio de Janeiro e várias cidades mineiras onde Lafayette atuou. Agora na fase de lançamento, o levaremos juntamente com sua história pelo país, por isso o codinome do livro é ‘jornada pelo Brasil’.”

    A Secretária de Turismo, Indústria e Comércio Margareth Monteiro destacou a disseminação cultural desse tipo de acontecimento. “É um prazer muito grande receber um lançamento tão relevante, que descreve a vida e os caminhos do Lafayette. Isso é muito bom, difundir a cultura, a leitura e o conhecimento, esse é um trabalho que tem os princípios da Casa de Gonzaga”. Fonte: PMOP.