Artistas de Ouro Preto são premiados na II Mostra de Teatro Popular em Minas

    Giovany de Oliveira Silva e os grupos Rabisco Brincante e Cia Bem Te Vi receberam a premiação da Mostra. Seus trabalhos serão exibidos entre os dias 4 e 12 de dezembro, inteiramente online.

    À esquerda, cena da Cia Bem Te Vi e à direita, cena do grupo Rabisco Brincante.

    Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui

    E para receber notícias da nossa página no Facebook

    Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui

    Este é mais um grande incentivo à cultura em Minas Gerais! A II Mostra Teatro Popular em Minas exibirá cenas e dramaturgias de artistas contemplados em todo o estado com o objetivo de fomentar a produção teatral. Em Ouro Preto, Giovany de Oliveira recebeu o prêmio pela dramaturgia intitulada “Beira do Lago”, já o grupo Rabisco Brincante produziu uma cena de média duração “Chico Rei: O Galanga do Congo”, e a Cia Bem Te Vi recebeu premiação pela cena média “Semeando Histórias com o Velho Chico”. Por fim, a Cia Lamparina que está produzindo a Mostra também irá encenar a sua dramaturgia “Dirceu e Marília em: A Viagem Poética”.

    Giovany de Oliveira Silva, autor da dramaturgia “Beira do Lago”.

    A Mostra será realizada através de live no período de 4 a 12 de dezembro. Os trabalhos ouropretanos dividirão palco com apresentações de todas as mesorregiões de Minas Gerais, contemplando cidades como Ipatinga, Taiobeiras, Andradas, Juiz de Fora, Araxá, Santa Bárbara, Belo Horizonte e Nova Lima.

    “Foram vários os trabalhos que recebemos nessa difícil tarefa de avaliar. E embora o tema tenha sido livre, demos preferência àqueles que falaram sobre Minas Gerais. E é com satisfação que a Mostra vem proporcionar, ainda que virtualmente, a experiência de poder reunir trabalhos de artistas mineiros”, escreveu Bruno Regenthal, coordenador da Cia Lamparina.                           

    A II Mostra Teatro Popular em Minas está sendo realizada com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro para o setor cultural em tempos de pandemia. Uma das novidades desta edição é que, justamente por ser online, as pessoas terão a possibilidade de interagir durante a live, deixando comentários e perguntas. A Cia Lamparina é especializada em Teatro de Animação com quase uma década de vida, atuando, principalmente, com pesquisas nas áreas de história e patrimônio. Suas atividades buscam a formação de público no teatro popular.

    A transmissão da Mostra será dada pelo canal da Cia Lamparina no Youtube, para se inscrever clique aqui ou acesse cialamparina.com.br para saber mais.


    Produção das cenas para a II Mostra Teatro Popular em Minas

    Chico Rei: O Galanga do Congo

    “Adaptação cênica da trajetória desse importante personagem, cuja a história é fortemente lembrada e transmitida oralmente, principalmente na cidade de Ouro Preto-MG, onde com destreza, esperteza, e resistência alforriou a si e muitos de seus irmãos raptados em África para trabalhar nas minas da antiga Vila Rica.”

    Semeando Histórias com o Velho Chico

    “O pássaro ‘Bem te vi’ se despede de sua família para ir em busca de novas histórias para cumprir a sua missão. Atravessando o Rio São Francisco meia noite, encontra Nego D’Água e Mãe D’Água sentados conversando no meio do rio. Bem Te Vi pergunta se eles têm histórias para contar, então o Nego D’água e a Mãe D’Água resolvem contar duas histórias do Velho Chico. Quando o dia vai amanhecendo, Bem te vi volta para a sua casa, mas agora cheio de histórias para espalhar por aí através do seu canto, como um bom cantador que é.”

    Beira do Lago

    “O breu das épocas se fechava em infinito. Só o que havia, eram os passos de adiante, e os passos de atrás. Ao sentir que o cansaço lhe abatera, decidiu descansar ao lado de uma pedra, ainda quente do namoro com o sol; assim poderia se aquecer um pouco e descansar. Foi quando a folha da Jurubeba balançou diferente, que percebeu ser tarde para estar atento. Teria de lutar por sua sobrevivência, já sem forças para se levantar, mas como?” Fonte: Cia Lamparina – Teatro de Animação