Por: Nathália Souza
5ª edição do Pedal Solidário, um evento importante para Cachoeira do Campo, aconteceu neste domingo
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
Realizada no último domingo, 05 de dezembro, em Cachoeira do Campo, a 5ª edição do Pedal Solidário é uma iniciativa de um grupo de amigos com intuito de arrecadar donativos para as famílias carentes do distrito e região. O evento contou estande de chopp, uma Kombi com hambugueres e macarrão, além de frutas, suco e água para os participantes. A banda Lottus animou o público com clássicos do rock e pop rock.
Fernanda Peixoto, uma das organizadoras do evento, contou que o primeiro foi realizado em dezembro de 2017 e sempre acontece no final do ano. São arrecadados donativos e doados às famílias carentes, tendo como prioridade as de Cachoeira do Campo e, depois, os demais distritos. “Somente esse ano foi cobrado um valor simbólico de R$ 20 reais para comprar cestas básicas, mas em outras edições cada participante trazia uma doação, como fralda geriátrica, brinquedo, material escolar, higiene pessoal e alimento. Nós fazemos a entrega dos donativos por meio do Cras, que possui o cadastro das famílias e fazemos por ordem de prioridade”.
Segundo Fernanda, neste ano houve uma procura de patrocinadores, o que a deixou muito feliz. “Não teve como não fazer, já virou tradição e a aceitação é muito boa. Com o patrocínio, conseguimos pagar e fazer um evento lindo, atraindo mais pessoas e arrecadando mais. Sempre buscamos nossos parceiros aqui de Cachoeira e, quando não dá, chamamos os de fora da região. Quero agradecer os patrocinadores, o apoio da prefeitura que cedeu o espaço e quem comprou a ideia e nos ajudou a fazer esse evento grande”.
Regina Braga, prefeita interina, destacou o quão especial foi ver esse evento. “Isso é festa, alegria, saúde, solidariedade. A cada ano mais empresas patrocinando, a Prefeitura presente, cedendo o espaço e o som, e com a presença da Defesa Civil de Ouro Preto em todo o evento. É um orgulho e parabenizo a todos os envolvidos”.
Samuel Pimentel foi acompanhado da esposa e filha e contou sua experiência. “Foi muito bom. Sou iniciante e deu para acompanhar e me incentivou a continuar a pedalar e participar no próximo pedal”. Sua esposa Larissa Ferreira foi no caminhão reboque junto com a filha e falou da estrutura do evento. “Foi extremamente organizado, muito bem pensado. Tinha carro de apoio para quem não desse conta, água liberada para todos os participantes, parada para o lanche, foi perfeito”.
Júlio César Machado já pedala há quatro anos e participa desde a primeira edição. “Foi muito bacana porque reúne o público de todas as idades, atletas profissionais e amadores, sem contar que ajuda as famílias que precisam. Foi muito bem organizado, a equipe dá todo o apoio, além de incentivar outras pessoas a pedalar”.
Devido à pandemia, essa 5º edição foi limitada a 250 participantes, que vieram de todo canto, como Conceição do Mato Dentro e Conselheiro Lafaiete. Tiveram atletas de todas as idades e não há restrições, o único critério é ter uma bicicleta e um capacete. As crianças que sabiam pedalar foram acompanhando os pais pelo percurso de aproximadamente 14 km. Também foi feito um termo de responsabilidade, no qual cada atleta assinou atestando sua capacidade e aptidão para participar.
A equipe organizadora são os amigos: Fernanda Peixoto, Anderson Matos, Franklin Dias, Josiane Diniz e a Cida Peixoto.
Quem quiser conhecer mais do Pedal Solidário, acesse o Instagram: @pedalsolidariomg.