Por: Geraldo Mendes
Enfim, chegamos ao mês de dezembro. A pandemia ainda deixa muitas incertezas pelo ar, já tão poluído e contaminado.
Para receber notícias no seu WhatsApp clique aqui
E para receber notícias da nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do you tube para receber nossas reportagens, clique aqui
O surgimento da variante ômicron do coronavírus deverá prolongar a pandemia, comprometendo as festas de final de ano e também o carnaval. Aqui em Ouro Preto ainda não foi definido se terá o carnaval, mas os “abadás” para os blocos universitários estão sendo vendidos normalmente. Aguardemos a definição.
Dezembro também começa com apreensão por parte da população, já que a Saneouro anunciou que a cobrança pelo consumo de água terá início, já que 90% dos hidrômetros já foram instalados. No entanto, há quem afirme que essa porcentagem não foi atingida, e pelo contrato, a empresa não poderá fazer a cobrança.
O prefeito, com aprovação da Câmara de Vereadores, extinguiu a Agência Reguladora Municipal, a ARSEOP, e para o seu lugar, trouxe a ARISB-MG, que tem o objetivo de fiscalizar as ações da Saneouro, ainda que não tenha sede própria na cidade.
Até o momento, o que se sabe de ação efetiva da ARISB-MG, é que ela aprovou, agora em novembro, o aumento das tarifas da Saneouro em 21,83%, mas ainda não se posicionou oficialmente sobre a quantidade de hidrômetros foram instalados na cidade, o que é de fundamental importância para a população.A Saneouro está divulgando um comunicado, onde esclarece que para as unidades familiares que consumirem mais de 20m³ de água no mês, serão cobrados somente 20m³ durante 3 meses, para que as pessoas comecem a economizar.
Fato é, que desde o início do ano, a discussão sobre o pagamento pelo consumo de água foi reduzida ao “Fora Saneouro, a água é do povo”, e com isso perdeu-se uma grande oportunidade para debater sobre a necessidade de saber usar e economizar a água. Nenhuma autoridade constituída ousou abordar o desperdício e o consumo elevado de água. Optaram pelo discurso populista e demagogo! Conclusão: O prefeito até agora não cumpriu a promessa de tirar a Saneouro da cidade; a CPI da Saneouro foi só barulho; muito se falou e pouco se fez… E A CONTA DA ÁGUA CHEGOU!!!
E agora José??? Texto enviado na quinta-feira 09/12/2021.