Ano da Mineiridade é destaque em reunião Conselho Estadual do Turismo de Minas Gerais

    Iniciativa da Secult vai integrar Cultura e Turismo mineiros

    2022 será instituído como o Ano da Mineiridade.  Esta foi a pauta de destaque na última reunião de 2021 do Conselho Estadual do Turismo de Minas Gerais (CET), realizada na quarta-feira (15/12), na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

    Os objetivos do encontro foram também apresentar um balanço das ações e números no Turismo mineiro em 2021, acolher sugestões dos conselheiros e também traçar o plano de ação para 2022.

    O presidente do conselho, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, fez a abertura do encontro, o primeiro promovido no formato híbrido, presencial e virtual, desde o início da pandemia. Oliveira enfatizou os dois programas principais da Secretaria, o Reviva Turismo e o Descentra Cultura, anunciando a maior união entre ambos.

    “Esses dois grandes programas vão se unificar em torno do Ano da Mineiridade. Em todos os âmbitos do Sistema Estadual de Cultura e Turismo, unindo também o trade turístico e a cadeia produtiva da Cultura. Isso é, na prática, a transversalidade entre a Cultura e o Turismo. Depois de percorrer muitos caminhos por Minas Gerais, de muitas pesquisas feitas, ficou claro que nosso maior produto é a mineiridade, é a ideia de estar em Minas, do pertencimento, de ser mineiro, a nossa afetividade, o jeito de falar, a cozinha, a afromineiridade, as paisagens culturais e naturais”, explicou o secretário.

    O programa deverá ser lançado nos primeiros meses do próximo ano.

    Oliveira também destacou os números positivos do Turismo em Minas, como a geração de 21 mil empregos no setor entre maio e outubro, o crescimento do fluxo de turistas no estado e os números de voos e entrantes pelos aeroportos mineiros. Confira AQUI a matéria de Balanço 2021 da Secult, com todos os números disponíveis.

    Anfitrião da reunião, o presidente do CDL, Marcelo Souza, salientou a atuação da Secult na promoção do Turismo e da retomada da economia. “É com satisfação que vemos esta conexão entre as Secretarias do Estado. Estamos vendo os resultados desse trabalho e os empresários precisam disso. Com as empresas indo bem, são mais empregos gerados, mais famílias empregadas e consumindo, fazendo a economia girar”, disse.

    Na reunião, também foram abordados temas como a intersetorialidade entre turismo e cultura, a apresentação da empresa concessionária da Rota das Grutas Peter Lund, a revisão da Política de Regionalização, a revisão do Regimento Interno, os resultados e entregas do Observatório do Turismo de Minas Gerais e do Blog Daqui de Minas.

    Estavam presentes no evento os representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional); Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG); Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio/MG); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac); Assembleia Legislativa de Minas Geais (ALMG); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur); Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge); Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta);  Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Minas Gerais (Sindetur); Sindicato dos Guias de Turismo de Minas Gerais (Singtur); Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A (Belotur); entre outros membros do conselho. Fonte: Secult.